Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Disque Denúncia combate violência contra idoso

Pará,Terça-Feira, 27/12/2011
Com apoio do Disque Denúncia 181, a Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso (Deai), que foi inaugurada há uma semana, vem recebendo denúncias da população relacionadas a casos de maus tratos contra a pessoa idosa e vem trabalhando no sentido de combater esse tipo de crime, assim como fazer valer o Estatuto do Idoso.

Na delegacia, as questões familiares também representam as maiores ocorrências registradas, segundo constatação feita até agora pela equipe policial. Os idosos também procuram a delegacia para denunciar que foram ofendidos, discriminados, principalmente nos meios de transportes públicos. Outra demanda bastante procurada é a questão de orientação social, já que muitos idosos também querem saber sobre seus direitos e por isso procuram a unidade policial.

A titular da Deai, delegada Soranda Nascimento, disse que as denúncias que chegam pelo 181 são averiguadas para constatação do fato e que a maioria dos casos envolvem parentes. Soranda disse também já foram registrados casos de vias de fato e um caso de apropriação de bens, proventos ou pensões de um idoso por parte de um ente da família, que estava disvirtuando os proventos. “Todos os casos são registrados, geram um procedimento que pode ser um Termo Circunstaciado de Ocorrência (TCO) ou Inquérito Policial, dependendo da natureza do crime".

Já na Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos, apenas uma ocorrencia policial foi registrada. O crime foi de discriminação e o fato aconteceu em uma empresa onde um colega de trabalho descobriu que um outro funcionário estava vivendo afetivamente com outro colega. A delegada Lucinda Antunes espera que os registros aumentem, já que a delegacia também atende outros tipos de delitos contra homosexuais como ameaça e lesões. “Nós só pedimos que a pessoa apresente uma prova de que está sofrendo a discriminação, constragimento ou ameaça” disse a delegada. De acordo com o relato será feito o procedimento que pode ser um TCO ou inquérito policial, que posteriormente vai ser encaminhado a um juizado especial ou justiça comum.

SERVIÇO

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) e a Delegacia de Combate a Crimes Discriminatorios e Homofobicos funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na rua Avertano Rocha, 417, entre as travessas São Pedro e Padre Eutíquio, no bairro da Cidade Velha.
Fonte:Agência Pará)



TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Deficiente é agredido em ônibus por motorista

Pará,Quarta-Feira, 28/12/2011
O deficiente mental Antônio Marcos Sousa Santos, 37 anos, foi agredido no final da noite desta terça-feira (27), pelo motorista Francisco das Chagas Silva, 54 anos, dentro do ônibus Pedreira - Felipe Patroni, quando tentava passar o cartão Passe Fácil, que dá acesso livre aos passageiros.

O empacotador de supermercado Antônio Marcos havia subido no ônibus e tentou passar o cartão na roleta, mas não conseguiu devido a um erro no leitor do sistema. Ao tentar passar o cartão pela segunda vez, o motorista do coletivo se revoltou com a situação e iniciou uma discussão com o deficiente. Sem conseguir se explicar, devido a sua deficiência também na fala, Antônio foi agredido pelo motorista, inclusive com uma ferramenta usada para a calibragem dos pneus, que estava no ônibus. O empacotador ficou com várias escoriações nas costas e no rosto.

Os demais passageiros do ônibus tentaram controlar a situação a favor de Antônio. Entre eles, estava uma advogada, que seria membro do conselho da OAB-PA, e encaminhou a vítima à Seccional de São Brás, na Central de Flagrantes. Com a ausência de elementos para registro do flagrante, foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apurar o caso.

A reportagem tentou contato com a empresa responsável pelo coletivo, mas ninguém foi encontrado devido o horário.

Fonte:DOL, com informações da RBA TV

TODOS DIREITOS RESERVADOS.
free counters