Translate

sábado, 16 de abril de 2011

Belém-Pa: Muita emoção no adeus a Hélio Gueiros

Pará,Sábado, 16/04/2011

O corpo de Hélio Gueiros foi enterrado na tarde de hoje (16), sob forte emoção de familiares e amigos que foram ao cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua, prestar as últimas homenagens.

A cerimônia de sepultamento, aberta a familiares, amigos e à imprensa, também contou com a presença de pessoas simples, muitas delas aposentados, que acompanharam a trajetória política de Hélio Gueiros como eleitores, mas que não o conheceram ou conviveram com ele pessoalmente.

O ex- governador do Pará e ex-prefeito de Belém foi enterrado ao som da música “Como é grande o meu amor por você”, do cantor Roberto Carlos. Segundo familiares, esse foi um gesto simbólico para dar o último adeus a Hélio Gueiros, já que ele gostava muito dessa música.

Fonte:Soraya Wanzeller/DOL, com informações de Patrícia Baía
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143923-muita-emocao-no-adeus-a-helio-gueiros.html

Moju-Pa:Assaltantes invadem ônibus e um acaba morto

Pará,16/04/2011
Durante a madrugada deste sábado (16), dois homens entraram em um ônibus da empresa Belém-Arapari e assaltaram os passageiros. O ônibus partia de Belém com destino ao município de Moju.

Segundo informações do major Pedro Celso, do Ciop (Centro Integrado de Operações), o fato aconteceu já no município de Moju. 'Os assaltantes entraram e renderam algumas pessoas. Durante a ação da polícia, um dos assaltantes acabou morrendo e o outro ficou ferido. O assaltante ferido foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência', contou.

Três passageiras também ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Metropolitano.

Fonte:Redação Portal ORM
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Taxa de homicídios caiu em todo o Pará, diz Segup

Pará,16/04/2011.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) divulgou, na manhã de ontem, os dados sobre o índice de criminalidade no Estado do Pará. Os indicadores levantados através do Centro Estratégico Integrado (CEI) apontaram redução no número de mortes violentas, envolvendo homicídios e latrocínios, no comparativo de ocorrências nos meses de março deste ano e março de 2010.

Na ocasião, a cúpula da Segurança Pública no Pará apresentou o Relatório Analítico dos Crimes Ocorridos no Pará, em seguida, divulgou o laudo sobre as causas da queda do edifício Real Class (leia mais no caderno A).

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, pelo terceiro mês consecutivo houve queda no número de homicídios. No mês de março de 2010, em todo o Pará, houve 303 homicídios, contra 253 em março deste ano. “Os indicadores são o reflexo da política de combate à impunidade trabalhada pelo Governo do Estado, através da integração entre o Sistema de Segurança Pública e a Justiça”, ressaltou o secretário.

Na Região Metropolitana de Belém, o índice de homicídios baixou de 133, em março de 2010, para 107 no mesmo período deste ano. O secretário ainda mostrou que no primeiro trimestre deste ano foram registrados 712 assassinatos, 121 a menos que o mesmo período do ano passado (833).

Em Belém, incluindo os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, os indicadores apontaram uma queda de 112 homicídios: foram 220 contra 132 deste ano.

Quando se trata de outros tipos de crimes praticados em todo o Estado, o secretário da Segup mostrou índices que apresentaram queda. “Os crimes contra o patrimônio diminuíram 11,23% e os crimes contra pessoa caíram para 12,75%, segundo a estatística registrada nos meses de março de 2010 e em março de 2011”, mostrou o secretário.

Neste mesmo período, o secretário mostrou que houve aumento nos índices relativos a entorpecentes, com crescimento de 44,83%, e relativos à Lei do Desarmamento, com aumento de 14,2%. Com base nisso, a secretaria analisou a leitura de forma positiva. “Nesse caso, os indicadores em alta representam ações de combate aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma”, afirmou o secretário Luiz Fernandes.

Em relação ao perfil das vítimas de homicídio doloso (quando há motivação para matar), na Região Metropolitana de Belém, no mês de março deste ano, segundo a Segup, maior parte dos assassinatos envolveu adultos com faixa etária de 18 a 24 anos. Em segundo lugar, adultos de 35 e 64 anos.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131024-TAXA+DE+HOMICIDIOS+CAIU+EM+TODO+O+PARA++DIZ

Jacundá-Pa: Preso acusado de estuprar as 4 enteadas

Pará,Sábado, 16/04/2011

O trabalhador braçal Francisco das Chagas Silva, o “Cabeludo”, 33 anos, foi preso acusado de, há pelo menos 4 anos, abusar sexualmente de quatro enteadas. O caso veio ao conhecimento das autoridades competentes de Jacundá nesta semana, através do Conselho Tutelar. As crianças foram encaminhadas para exames de conjunção carnal para comprovar o crime.

A denúncia partiu da própria mãe das meninas, que procurou o Conselho Tutelar do município para relatar o caso. As crianças, que têm 8, 12 e 13 anos, eram forçadas a manter relações sexuais com o acusado, inclusive, as meninas de 8 anos de idade são gêmeas, de acordo com os conselheiros.

Os conselheiros levaram o caso ao delegado Marcos Augusto Cruz e ao Ministério Público. O delegado Marcos Cruz foi pessoalmente até o local onde se encontrava “Cabeludo”, no Km 60 - entre Jacundá e Nova Ipixuna.

Segundo o delegado, o acusado, no momento da prisão, não esboçou reação. “Nós o conduzimos à Delegacia de Jacundá, onde ele foi ouvido e confessou os crimes. Diante do exposto, solicitamos a prisão temporária dele”.
SIGILO

As identidades das crianças, o nome da mãe e seu endereço, por questões legais, serão mantidos em sigilo. Mas a reportagem ouviu a mãe das meninas violentadas. Ela disse que “não aquentava mais ver esse monstro fazer isso com as filhas há mais de quatro anos”. Ela afirmou que vivia maritalmente com o acusado havia cinco anos.

As crianças foram encaminhadas ao IML de Marabá para fazerem exames de atos libidinosos e conjunção carnal. Para o delegado, que vem realizando palestras em várias escolas da cidade sobre a criminalidade, é importante que as denúncias cheguem ao conhecimento das autoridades.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131025-PRESO+ACUSADO+DE+ESTUPRAR+AS+4+ENTEADAS.html

Benevides-Pa:Caminhão com cimento tem carga roubada

Pará,Sábado, 16/04/2011
Motorista de um caminhão com 300 sacas de cimento foi assaltado, na tarde de quinta-feira, 14, próximo à entrada de Mosqueiro, em Benevides.

O caminhão foi abastecido de cimento no Distrito de Icoaraci e tinha como destino o município de Capanema.

A vítima, cujo nome permaneceu no anonimato, foi abordada por ocupantes de um carro modelo Honda Civic, que primeiro avisaram o motorista que a carga estava solta. No momento em que parou para averiguar a situação da mercadoria, foi empurrado para dentro do Honda e um dos assaltantes passou a dirigir o caminhão.

Segundo o agente da Polícia Rodoviária Federal, Germano Garcia, o veículo foi abandonado próximo à ponte do rio Uriboca, em Marituba, e os assaltantes deixaram a vítima na estrada da Ceasa.

“Motorista chegou a ouvir, dentro do carro, que o cimento seria embarcado em algum porto e que a princípio os assaltantes não sabiam o que era a mercadoria”. O agente ressaltou ainda que no caminhão tinha cerca de R$ 7.500 em cimento.

Ainda segundo informações da PRF, os assaltantes informaram ao motorista onde eles deixariam o caminhão e só liberam a vítima depois de descarregar o cimento.

“Esses assaltantes devem ser especialistas nesse tipo de roubo. Ficaram passeando com o motorista até abandonar o veículo bem longe de onde liberaram a vítima”.


Germano ressaltou ainda que os assaltantes só queriam a carga do caminhão, mas que eles chegaram a ameaçar a vítima de morte, com uma arma, caso fizesse investigação sobre o caso.


O caminhão foi apresentado na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Drco) e passará por perícia. A PRF também vai realizar investigações sobre o roubo do cimento.

Fonte:Diário do Pará
Video:www.youtube.com Diario do pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143889-caminhao-com-cimento-tem-carga-roubada.html
http://www.youtube.com/watch?v=H0vmg5ia8VU

Belém: Homem é assassinado em casa na Transcoqueiro

Pará,Sábado, 16/04/2011
Um homem foi assassinado dentro de casa no início da madrugada de hoje (Sábado, 16).

Por volta de 00h30 José Claudecir de Oliveira dos Reis, de 28 anos, foi surpreendido por um assaltante na sala do kitnet em que vivia com a esposa, na rua Transcoqueiro.

A vítima tinha saído para buscar a esposa, Cláudia Maria Salles da Silva, de 37 anos, na casa da irmã, e na volta, quando já se encpontrava dentro da residência, foi surpreeendido pelo assaltante que pulou o muro e anunciou o assalto. Segundo Cláudia, o esposo ainda pegou uma cadeira para tentar se defender, quando o assaltante efetuou um único disparo que o atingiu no lado direito do peito.

Alguns vizinhos do casal afirmaram ter visto dois homens que se aproximaram da residência numa motocicleta. Um deles teria pulado o muro que dava para o páteo da casa.

Os peritos do Centro de Perícias Científicas já analisaram o local do crime. A investigação está a cargo da Divisão de Homicídios da Polícial Civil, que ouviu os relatos da esposa da vítima.

.Fonte:DOL, com informações do Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143860-homem-e-assassinado-em-casa-na-transcoqueiro.html

Belém:Assaltante preso com arma no Icuí

Pará,Sábado,16/04/2011
Duas mulheres foram assaltadas na manhã de ontem, na rua Baganho, quando saíam de suas residências para trabalhar.
Assaltante preso com arma no Icuí (Foto: Celso Rodrigues)
Renan Correia assumiu o crime e vai responder por roubo qualificado (Foto: Celso Rodrigues)
Renan Correia da Silva, de 18 anos, é o acusado de abordar as vítimas e levar as bolsas e celulares. Ele não foi longe. Policiais em uma viatura da 3ª ZPol passavam pelo local e foram informados do crime. Renan foi preso minutos depois, ainda de posse dos objetos roubados e com a arma usada no assalto.
O crime, segundo as vítimas, ocorreu por volta de 7h15 de sexta-feira (15) quando elas se dirigiam para uma parada de ônibus, na rua Baganho, no bairro do Icuí-Guajará
.
“Eu vi ele vindo no sentido contrário e que ele era ‘pivete’ por causa das roupas que estava vestindo. Olhei para ver se ele estava armado, mas não vi nada porque a camisa era folgada. Quando chegou perto ele sacou a arma que estava escondida na cintura. Apontou pra gente e mandou entregar a bolsa e os celulares. Ele botou a arma bem na nossa cara”.
Um adolescente que caminhava logo atrás das duas mulheres também foi ameaçado por Renan. Ele chegou a colocar a arma na cabeça do garoto para que ele não reagisse. Depois de roubar os objetos, Renan fugiu andando.
Por sorte das vítimas, uma viatura passou logo depois no local e elas acionaram os policiais. As jovens relataram o crime e apontaram a direção em que Renan havia fugido.
PERSEGUIÇÃO
Os policiais saíram em perseguição ao acusado e o localizaram rapidamente. Renan foi abordado e não esboçou qualquer reação. Ele foi revistado e com ele a polícia encontrou um revólver calibre 22, com duas balas no tambor.
Renan também estava com os objetos roubados das vítimas. O acusado recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Seccional da Cidade Nova.
Em depoimento, o rapaz confessou o crime e após o procedimento foi autuado por roubo qualificado e encaminhado à seccional, mas seria transferido para o Centro de Triagem da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe-PA) da Cidade Nova, prédio anexo à seccional.
Fonte: Diário do Pará
Foto: Celso Rodrigues
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143857-assaltante-preso-com-arma-no-icui.html/div>

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Belém: Pará perde ex-governador Hélio Gueiros

Pará,Sexta-Feira, 15/04/2011
Pará perde o ex-governador Hélio Gueiros (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros faleceu por volta das 13h de hoje (15), em sua residência. A causa da morte foi insuficiência renal, de acordo com familiares. O político tinha 85 anos.
Parentes próximos de Hélio Gueiros estão todos reunidos. Ainda não há informações sobre onde será o velório do político.
TRAJETÓRIA
Hélio Mota Gueiros entrou na política em 1958, a convite do general Magalhães Barata. A irreverência e os discursos irônicos de Hélio Gueiros marcaram a política paraense dos anos 90. Hélio Gueiros foi deputado federal, senador de 1983 a 1987, governador do Pará de 1987 a 1990, e prefeito de Belém de 1993 a 1996.
Durante sua trajetória política, Hélio Gueiros ficou conhecido pelo apelido de Papudinho. Alguns de seus bordões ficaram marcados para sempre na história política paraense, como “Eu sou tarado por Doca” (na época da revitalização da avenida Visconde de Souza Franco) e “Tinindo” (referindo-se ao modo como gostava de trabalhar).
Além de professor, advogado e político, Hélio Gueiros também exerceu o jornalismo como profissão. Colunista do Diário do Pará, jornal no qual mantinha uma coluna aos domingos, Gueiros também foi redator e editor na Folha do Norte e durante a segunda fase de O Estado do Pará. Na época da fundação do Diário do Pará, no início da década de 80, foi seu principal articulista. Ainda foi redator e apresentador do programa “Em Primeira Mão”, na TV Marajoara.
Gueiros começou na política como suplente de deputado estadual. Assumiu uma vaga entre 1958 e 1962. Em 1962, foi eleito deputado estadual, pelo PSD, chegando a líder do governo Aurélio do Carmo entre 1962 e 1964. Com a instalação da Ditadura Militar, em 1964, Hélio Gueiros teve seu mandato cancelado. Elegeu-se deputado federal com a fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), entre 1966 e 1970. Nesse último ano, teve seu mandato cancelado novamente e a suspensão dos seus direitos políticos. Além disso, Hélio Gueiros foi eleito para o senado federal em 1983, quando ainda era integrante do PMDB.

Fonte:DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143804-para-perde-o-ex-governador-helio-gueiros.html

Icoaraci-Pa: Apreendidas 110 'petecas' de cocaína

Pará,Sexta-Feira, 15/04/2011

Um homem foi preso com 110 "petecas" de pasta base de cocaína por volta das 21 horas de ontem (quinta-feira, 14) no loteamento Baixada Fluminense, no Bairro da Agulha, em Icoaraci.

João Batista Castro de Oliveira, 30 anos, circulava na rua Frederico Ozanam quando a prisão foi efetuada pelos policiais da 8ª ZPOL.

O destacamento de policiamento velado, em investigação prévia, tinha informações de que o acusado traficava drogas naquela zona. João Batista estava acompanhado de dois outros homens que fugiram no momento da abordagem.

O acusado não quis fazer maiores declarações, afirmando, apenas, que não é usuário de drogas.

João Batista foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, previsto na lei nº 11343, e encaminhado para a seccional de Icoaraci. O acusado ficará à disposição da justiça.
Fonte: DOL, Com informações do Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143758-apreendidas-110-petecas-de-cocaina-em-icoaraci.html

Belém-Pa:Jovens são detidas em flagrante após tentativa de furto em shopping

Pará,15/04/2011
Elane Dayane Miranda dos Santos, de 21 anos, e uma adolescente de 17 anos são acusadas de furtar um celular, ontem, por volta das 19h30, dentro de um shopping na avenida Visconde de Souza Franco, bairro Umarizal, em Belém. A vítima, Adriana Sá, relatou a situação aos seguranças da loja e conseguiu reaver o objeto. O caso foi registrado na Central de Flagrantes, na 2ª Seccional Urbana de São Brás, pela delegada Merian Sabba.

Segundo a vítima, as acusadas tentaram furtar outras duas clientes de uma loja de roupas, mas não tiveram sucesso. "Eu estava olhando os produtos quando uma delas esbarrou em mim e a outra meteu a mão dentro da minha bolsa, onde puxou meu celular e fugiu. Procurei pelos seguranças e elas foram encontradas quando saiam da loja. Sinceramente, é uma pena que mesmo dentro de um shopping, local onde você deveria se sentir seguro, você passe por situações como esta", lamentou Adriana.

Segundo a delegada Merian, a menor de idade disse ter várias passagens pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). Quanto à Elane, ainda está sendo apurado se ela possui passagem pela polícia. "Soube que as duas já vinham praticando este crime dentro do shopping há algum tempo, mas ninguém nunca denunciou. Eu, por outro lado, ainda prefiro passar algumas horas dentro de uma seccional para que outras pessoas não passem pelo que passei", diz Adriana.
Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém: Vigilância Sanitária fecha pontos de lanche

Pará,15/04/2011


Donos de carrinhos em porta de instituições de ensino foram notificados

Uma operação realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (Devisa), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), fechou 11 carrinhos de lanches em dois pontos do centro de Belém. Os trabalhadores assinaram uma notificação do Devisa e tiveram que interromper imediatamente a venda de lanches na via pública, considerada irregular pela Vigilância Sanitária. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) também participou da operação.

O primeiro ponto visitado pela equipe foi na avenida Governador José Malcher, em frente a uma faculdade particular. Os comerciantes tiveram que interromper as atividades e fechar os carrinhos de lanches. Gilberto Barreto, que há três anos trabalha no local, admitiu que não trabalha da forma adequada, mas diz que não tem outro meio. 'Faço de tudo para manter as coisas limpinhas, sei que ainda não é o ideal, mas o que posso fazer se tenho que trabalhar?', questionou. O segundo ponto visitado pela equipe foi a avenida Generalíssimo Deodoro, nas proximidades de um colégio particular, onde os trabalhadores também foram notificados e informados de que não poderão retornar ao local.

Segundo a técnica sanitarista Vera Ribeiro, os vendedores de lanches de rua não tem como garantir a higiene do produto comercializado. 'Mesmo que o comerciante tenha todo um cuidado, não há como garantir as condições sanitárias ideais. Só o fato de os alimentos estarem expostos à poluição da rua já é um grande problema. Além disso, os carrinhos de lanche não possuem um sistema de refrigeração adequado para os alimentos e não há local para armazenamento de lixo', enumerou a técnica. Em um dos pontos, por exemplo, refrigerantes, gelo e carne estavam acondicionados dentro de um mesmo isopor.

Segundo o diretor da Vigilância, Arthur Benassuly, a venda de comidas em vias públicas não é permitida pela Vigilância Sanitária. 'Já fizemos um levantamento e identificamos os pontos críticos onde esta atividade acontece. Estamos desenvolvendo uma ação contínua para coibir esse tipo de atividade nas vias públicas', disse o diretor. Caso os trabalhadores dos pontos fechados ontem retornem aos locais para a venda de lanches os equipamentos serão apreendidos pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Fonte: Amazônia Jornal on line
Foto: Amazônia
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Castanhal-Pa: Circuito interno denuncia ação de assaltantes

Pará, Sexta-Feira, 15/04/2011
Circuito interno denuncia ação de assaltantes (Foto: Júnior Pantoja)
Rômulo Coimbra e Wasllas Jhone são conhecidos da polícia (Foto: Júnior Pantoja)

Cinco dias intensos de investigação por parte da equipe da Superintendência Regional da Zona do Salgado, em Castanhal, resultou na prisão de uma dupla de assaltantes e na apreensão de um adolescente de 17 anos, que promoveram um assalto a uma escola de informática, no centro da cidade.
Ação do bando foi registrada pelo circuito interno de segurança do estabelecimento.
O crime foi dia 7 passado. O dono do estabelecimento ainda viu o final da ação do bando por meio do circuito interno de filmagem, que funcionava em sua residência.
Ele acionou a polícia, mas os criminosos fugiram. Então, ele repassou as imagens à polícia, que, analisando a ação, identificou os três acusados: Rômulo Coimbra Monteiro, o “Grande”, e Wasllas Jhone Cardoso Natividade, ambos de 22 anos, além de um adolescente de 17 anos, que estava dirigindo um veículo Gol prata, para dar suporte à dupla. O veículo pertence ao pai do adolescente.
PLANO
O plano de assaltar o estabelecimento foi combinado no bairro do Milagre. Segundo Jhone, as armas usadas pertenciam ao rapaz de 17. Os criminosos acreditavam que havia dinheiro guardado no prédio, mas durante a ação perceberam que não e passaram a roubar os alunos, dos quais levaram celulares e outros pertences.
Na terça-feira (12), o trio, que estava sob a mira dos investigadores foi finalmente apanhado.
OUTRO ASSALTO
Em decorrência das investigações, foi descoberto que os criminosos já haviam agido dois dias antes num assalto a outro estabelecimento, uma lan house.
Na ocasião, um policial militar teve a arma roubada e chegou a ser agredido pelo adolescente, que pilotava uma moto Titan, cor preta. Com a prisão, o proprietário da lan house esteve na delegacia e fez o reconhecimento para registrar a ocorrência.
Segundo a polícia, os presos já praticaram vários assaltos. Mais de cinco já foram contabilizados e identificados para a realização de procedimentos.
Com a divulgação das imagens dos acusados a polícia espera que outras possíveis vítimas possam comparecer à delegacia do centro para reconhecê-los.
Fonte: Diário do Pará
Foto: Júnior Pantoja
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143742-circuito-interno-denuncia-acao-de-assaltantes.html

quinta-feira, 14 de abril de 2011

VIDEO: Ameaça de bomba no Detran era trote

Pará,14/03/2011

Fonte:agenciapara
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.youtube.com/watch?v=-IELG8Jgz-0

VIDEO:Policial Militar morre em acidente de trânsito no Reduto

Pará,14/04/2011

TODOS DIREITOS RESERVADOS
http://www.youtube.com/watch?v=9vLD6odAfTc


Belém:Polícia estoura boca de fumo no tapanã

Pará,Quinta-Feira, 14/04/2011
Políciais desarticularam no final da tarde desta quinta-feira (14) uma boca de fumo que funcionava na invasão Parque União, localizada na rua Carlos Marighella, no bairro do Tapanã em Belém.

Por volta de 18h os policiais invadiram o local, que já era alvo de investigação nas últimas semanas, e encontraram 31 papelotes de maconha, 41 papelotes de pasta base de cocaína, além de balanças e outros materiais usados no refino de drogas.

Os dois homens encontrados no local foram presos, e serão encaminhados à Seccional de Icoaraci.
Fonte: DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143696-policia-estoura-boca-de-fumo-no-tapana.html

Outeiro: Droga escondida na cabeça.

Pará,14/04/2011

Jovem tinha 63 petecas de cocaína sob o boné. Preso, disse que grana fácil motivou entrada no tráfico.
Jeferson Santa Rosa da Costa, 18 anos, foi flagrado com 63 petecas de cocaína escondidas debaixo do boné. Ele foi preso por volta das 17h30 de ontem, na rua das Mangueiras, bairro das Águas Boas, distrito de Outeiro, em Belém, após abordagem realizada pelos policiais militares R. Carlos e Soares, da viatura 9311, pertencente a 21ª Zona de Policiamento (21ª ZPol). O caso foi registrado na 8ª Seccional Urbana de Icoaraci, pelo delegado Renato Wangon.

Segundo os militares, a abordagem faz parte da rotina policial, principalmente em casos de transeuntes em atitude suspeita. Os policiais firam surpresos com a audácia do acusado. "Ele tentou esconder a droga na cabeça, espalhando o saco onde elas estavam guardadas e colocando o boné por cima, provavelmente achando que não iríamos revistar", explicou o cabo Soares, que também havia revistado um mototaxista que estava com Jeferson, mas foi liberado na seccional após constatação de que não havia envolvimento dele com a atividade ilegal.

Além disso, durante depoimento, Jeferson confessou que atuava no tráfico há algumas semanas, estava arrependido e que havia vendido 347 petecas durante o dia. "Entrei nessa por necessidade. Enquanto não conseguia emprego, ajudava minha mãe com o comércio dela. Só com o tráfico eu fazia cerca de mil reais por semana, então já viu né?", argumentou.

De acordo com o delegado Wangon, Jeferson portava duas sacolas com 200 petecas de cocaínas cada e que vendia todas diariamente. Em relação ao fornecedor, Jeferson disse não conhecê-lo, mas contou que ele não era morador de Outeiro.
Fonte: Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém: Corpo de Policial Militar morto em acidente é velado

Pará,14/04/2011

Após a liberação do IML (Instituto Médico Legal), o corpo do sargento Eder José dos Santos Cardoso, que morreu após um acidente na madrugada desta quinta-feira (14), foi levado para a residência da família dele, na Rua da Mata, no bairro da Marambaia.
Entenda o caso.
Sargento da PM morre em colisão entre viatura e ônibus


Um acidente ocorrido na madrugada desta quinta-feira (14) vitimou o sargento da PM Eder José dos Santos Cardoso. Outras três pessoas ficaram feridas gravemente. Um quarto ferido, um cabo da Polícia Militar, teve ferimentos leves e já foi liberado. Foi uma colisão entre um ônibus da linha Guamá-Montepio e uma viatura da Polícia Militar. O ônibus avançou a preferencial e atingiu a viatura, provocando o acidente, segundo informou a Polícia Militar.


A colisão foi na Avenida Assis de Vasconcelos, esquina com a Rua Manoel Barata, por volta de meia-noite. Segundo informações da Polícia Militar, o ônibus vinha pela Manoel Barata e colidiu com a viatura da PM, da 6ª Zona de Policiamento da Capital, que estava ocupada por quatro pessoas, sendo dois policiais - um cabo e um sargento - e duas mulheres que estavam em atendimento de denúncia. 'O ônibus avançou a preferencial na Assis de Vasconcelos e atingiu a viatura, que vinha pela Manoel Barata. Com o choque, o muro de uma loja de modulados foi derrubado', explicou o oficial de comunicação da PM, major Leno Carmo.

O sargento PM Eder José dos Santos Cardoso morreu na hora. Os outros três ocupantes da viatura ficaram feridos, além do motorista do ônibus. O cabo da PM teve ferimentos leves.

Os quatro feridos foram levados inicialmente para o Pronto Socorro da Travessa 14 de Março, onde receberam os primeiros atendimentos. De lá foram encaminhados a um hospital particular no bairro do Marco. O cabo foi liberado do hospital, mas as duas mulheres e o motorista do ônibus permanecem internados em estado grave. Um boletim médico deve ser divulgado na tarde de hoje.

O corpo do sargento PM ainda está no Instituto Médico Legal aguardando a liberação. Os detalhes sobre o velório e sepultamento só devem ser definidos após a liberação.

Fonte:Redação Portal ORM
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/

Tucuruí-Pa:PF prende acusados com 24,5 quilos cocaína

Pará,Quarta-Feira, 13/04/2011

Após denúncia, a Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (13) dois acusados de tráfico de drogas no porto de Moju. Os amazonenses Humberto Catachunga Juanico, de 45 anos e Rafael Reis da Silva, de 33 anos, estavam em um ônibus em uma balsa que saiu de Tucuruí com destino à Belém. Nas malas dos acusados, foram encontrados 24,5 quilos de pasta base de cocaína.

A ação policial ocorreu por volta das 14h. Humberto e Rafael foram levados para a sede da PF em Belém. Eles vão responder pelo crime de tráfico de drogas.

Durante interrogatório, eles negaram que a droga pertencia a eles.
Fonte:DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS
http://www.diarioonline.com.br/noticia-143561-pf-prende-acusados-com-245-quilos-cocaina.html

Belém:Cidade Velha abandonada

Pará, 14/04/2011

Moradores das ruas dr. malcher e dr. assis reclamam do descaso do poder público em relação à coleta de lixo

Reduto da fundação de Belém, o bairro da Cidade Velha mostra sinais de abandono por parte do poder público com relação à coleta de lixo em duas de suas principais vias: as ruas Dr. Malcher e Dr. Assis. Moradores dessas áreas reclamam do acúmulo de lixo domiciliar e entulho nessas vias, atraindo ratos, como ocorre no trecho da Dr. Malcher com a Félix Roque, nos fundos da Catedral Metropolitana de Belém. Ali, moradores relataram ontem que, com as chuvas fortes, roedores correm do lixo para frente de suas casas. A Prefeitura de Belém pretende regularizar a coleta de lixo no bairro.

Na esquina da Dr. Malcher com a Félix Roque, moradores relataram ontem que já pensam em encaminhar um abaixo-assinado à Prefeitura de Belém, pedindo providências contra uma espécie de depósito a céu aberto em uma das calçadas, em que se acumulam lixo domiciliar e entulho.

"A toda hora, jogam lixo aqui nessa esquina, e na outra calçada, tem um bueiro aberto", afirmou a comerciante Gilcely Costa, 35, mãe de dois filhos e que mora naquele perímetro do bairro há cinco anos.

"Eles [carrinheiros] só levam o que está ensacado", afirmou Clívia Nery, 84, que mora na Dr. Malcher há 17 anos. "Estava até pensando em pagar um homem para levar o material, mas há muito lixo e entulho. Aí ficaria muito caro."

Segundo as moradoras, a avenida Tamandaré precisa de melhoria na coleta de lixo e entulho. Na rua Dr. Assis, há dois pontos de lixo acumulado, forçando as pessoas a desviarem dos monturos por meio da pista de veículos. Ontem à tarde, na esquina da Dr. Malcher com a travessa Capitão Pedro Albuquerque, mais conhecida como Cintra, havia um entulho que cobria toda a passagem de pedestres na calçada. Ali perto, também havia uma estante de madeira por cima do monturo.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a coleta de lixo domiciliar em Belém é regular, e está a cargo de uma empresa responsável pelos serviços nas ruas Djalma Dutra, entre Curuçá e Senador Lemos, no Telégrafo, e nas ruas Dr. Malcher e Dr. Assis, na Cidade Velha.

A Sesan vai acionar a empresa para saber a razão pela qual esses resíduos não foram coletados, e determinar a coleta imediata do material. A descarga clandestina do entulho em vias públicas por carrinheiros é um dos principais problemas enfrentados pela Secretaria, para a manutenção dos espaços nos bairros de Belém. Informações e reclamações sobre a coleta de lixo podem ser encaminhadas pelo telefone 0800-095-3560.
Amazônia Jornal on line
Todos os direitos reservados
link: http//www.orm.com.br/

Pará é o quarto no ranking de homicídio em todo o Brasil

Pará,14/04/2011



O Pará está em quarto lugar entre os estados com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O dado foi divulgado ontem, pelo Instituto Sangari, que fez a pesquisa 'Mapa da Violência' ao longo de 10 anos, entre 1998 e 2008. Em uma década, o número de homicídios no Estado triplicou. Em 1998, a taxa de homicídios era de 13,3 (19ª posição) e aumentou para 39,2. O líder do ranking negativo é Alagoas. Espírito Santo e Pernambuco vêm em seguida. O Piauí é o Estado com a menor taxa nos dois períodos - 5,2 e 12,4 respectivamente.


Em relação às capitais, Belém está na sétima posição do ranking, com taxa de homicídio por 100 mil habitantes de 47. Em 1998, a cidade ocupava a 16ª posição, com taxa de 29,1. Na região Norte, Belém é a capital com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes na faixa etária 15 a 24 anos. No ranking nacional, a cidade paraense está na oitava posição. Maceió, em Alagoas, é a capital com maior taxa e aumento assustador: 107,1 em 2008 - há 10 anos, a cidade ocupava o 14º lugar, com taxa de 33,3.


Nas análises específicas relativas às regiões metropolitanas do País, foram estudadas nove regiões metropolitanas tradicionais – Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre – criadas ao longo da década de 1970, acrescentando-se também a região metropolitana de Vitória que, apesar de ser bem mais recente, apresenta interesse específico quando se trata de analisar a violência letal no Brasil.
Fonte: O Liberal
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
link: http://www.orm.com.br/

free counters