Translate

sábado, 29 de outubro de 2011

A crítica situação dos cemitérios públicos

Pará,Sexta-Feira, 28/10/2011
A crítica situação dos cemitérios públicos  (Foto: Wagner Almeida)
(Foto: Wagner Almeida)

 A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) de Belém estima que 15 mil visitantes compareçam ao cemitério de Santa Isabel, no bairro do Guamá, no próximo dia 2 de novembro, feriado de Finados. Apesar da popularidade do local, há 40 anos não se realiza abertura para novas concessões de jazigos.
Ou seja, para ser enterrado no cemitério, que é público, você deve ser proprietário de uma sepultura perpétua - uma concessão que não é mais emitida pela prefeitura para aquele espaço. “Só as famílias que já dispõem das concessões ou que já têm parente enterrado podem realizar um enterro aqui”, explica Orlando Trindade, administrador do cemitério Santa Isabel.
A justificativa é a superlotação. Criado em 1878, o Santa Isabel abrange uma área de 140 mil metros quadrados, ocupada por 80 mil sepulturas. Mas dados extraoficiais apontam para cerca de 400 mil pessoas enterradas no local.
A média de sepultamento no cemitério é de 10 pessoas por semana. Um contingente que está prestes a se tornar insustentável devido ao sistema de concessões garantido pelo Código de Postura do Município.
“Cada jazigo pode ser ocupado por quatro corpos por vez. A cada cinco anos, depois do último sepultamento, é permitido um novo, com um limite máximo de oito pessoas por jazigo. Esse é um direito do concessionário”, aponta Trindade.
O Código de Posturas do Município de Belém também protege sepulturas particulares de qualquer intervenção não autorizada pelo detentor da concessão. Esse seria o porquê do abandono de grande parte do cemitério. Pela necrópole percebem-se sepulturas vazias, quebradas e cobertas pelo mato e lixo. Estima-se que 20% das sepulturas do local estão abandonadas pelos proprietários
Fonte:Diário do Pará
Foto: Wagner Almeida
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Polícia divulga imagens de assaltantes de banco

Pará,Sábado, 29/10/2011

 Polícia divulga imagens de assaltantes de banco (Foto: Ascom Polícia Civil)
(Foto: Ascom Polícia Civil)

A Polícia Civil divulgou neste sábado (29) as imagens dos assaltantes que realizaram o roubo à agência do Bradesco de Santa Izabel do Pará, no último dia 24. Na ocasião, a quadrilha entrou no banco depois de passar pela porta de segurança e render dois vigilantes.
As investigações são presididas pela Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Todos os bandidos já estão identificados. Nas imagens captadas pelo circuito interno de tv do banco, é possível ver quatro homens.
Um deles - apelidado de "Coroa" - veste camisa e calças azuis e está portando na cintura duas pistolas e um revólver.
Além das armas de fogo utilizadas no assalto, ele dissimuladamente usa uma carteira de portador de marca-passo para ter o acesso à agência facilitado. Outro assaltante, denominado de "Branquinho", usa camisa branca enrolada até os cotovelos e está de calça jeans.
O terceiro homem, de camisa vermelha e de bermuda marrom, foi identificado como "Genildo" ou "Gegeu".

Já o quarto bandido - calvo aparentando 40 anos, de camisa com manga em tom verde ou marrom, e de calça jeans - foi identificado pelo apelido de "Carlito", responsável em manter sob custódia as pessoas que estavam na parte da frente do banco na área dos caixas eletrônicos e impedir que elas saíssem ou usassem o telefone celular.
Ele chegou a render pessoas que entravam no banco. Há outro bandido visualizado nas imagens, vestido de camisa cinza de listras brancas e de calça jeans. Identificado como Deyvson Andrey Soares de Carvalho, de apelido "Dedeu", ele está preso em Recife (PE), onde prestou depoimento para o delegado André Costa, titular da DRRB, que viajou àquele Estado assim que tomou conhecimento da prisão do acusado por policiais civis do Denarc (Departamento de Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil de Pernambuco.

De acordo com as investigações, o assalto aconteceu em função da ingenuidade dos seguranças do banco que não revistaram o assaltante "Coroa", mesmo com a apresentação da carteira de marca-passo. "Eles (os seguranças) não prestaram atenção que o bandido apenas entrou na agência sem realizar qualquer serviço no banco.
Ele escondeu as armas no banheiro e depois saiu normalmente", afirmou o delegado. No assalto foram utilizados dois carros - um Prisma cor prata com placa de Recife, já apreendido na Seccional de Santa Izabel, e um Gol cor vermelho até então não localizado.
Os assaltantes de apelidos "Dedeu", "Branquinho" e "Genildo" ou "Gegeu" são nascidos em Recife. "Eles vieram ao Pará somente para realizar o roubo sob convite de 'Coroa' que já havia levantado informações para efetivação do crime, tanto que, na semana anterior ao assalto, ele testou a segurança do banco, entrando no local facilmente após apresentar a carteira de marca-passo sem ser revistado", asseverou André Costa.
"Coroa" possivelmente é natural do Distrito Federal. Já "Carlito", o outro assaltante, é paraense. Ainda, segundo as investigações, todos os bandidos ficaram hospedados em uma casa próxima a uma feira em Belém.
O local, segundo o preso "Dedeu", pode ser a feira do bairro da Terra-Firme, mas a informação ainda precisa ser melhor apurada. As investigações continuam para localizar o restante do grupo criminoso e efetuar as prisões deles. Quaisquer informações sobre o paradeiro do bando devem ser dadas anonimamente pelo fone 181, do serviço Disque-Denúncia, ou diretamente à DRCO, pelo fone (91) 4006-8103.
Fonte:Ascom Polícia Civil

TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Suspeitas de aliciar adolescentes são liberadas

Pará,Sábado, 29/10/2011
Duas mulheres foram apresentadas pela Polícia na tarde deste sábado (29) como suspeitas de terem levado adolescentes para a Colônia Penal Heleno Fragoso. Após depoimento prestado à delegada Márcia Contente, na Delegacia de Atendimento ao Adolescente (DATA), foram feitas fotografias das suspeitas, e em seguida mostradas à adolescente de 14 anos que fora aliciada.

A jovem não reconheceu nenhuma das mulheres como sendo aquela que a teria conduzido ao presídio em setembro deste ano para manter relações sexuais com detentos. Com a negativa da vítima, as duas suspeitas foram liberadas.

De acordo com a delegada, o trabalho de investigação em busca da responsável por aliciar sexualmente menores de idade continuam.

O CASO

No mês de setembro, uma adolescente de 14 anos foi aliciada por uma agenciadora para praticar sexo com detentos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel do Pará. A jovem prestou depoimento e disse que estava presa há pelo menos quatro dias junto com outras três adolescentes. Ela foi levada para uma casa de apoio do Conselho Tutelar.
Fonte: DOL com informações da RBA TV
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Polícia apreende drogas no Ver-o-Peso

Pará,Sábado, 29/10/2011,
A Polícia Militar apreendeu na noite de hoje (29), cerca de 38 papelotes de pasta base de cocaína. A apreensão aconteceu na feira do Ver-o-Peso, durante a vistoria dos policiais.

Quatros pessoas, dois homens e duas mulheres, sendo uma menor de idade, foram presas em flagrante pela PM e conduzidos para a Central de Flagrantes, no bairro de São Brás. Além das drogas, a polícia apreendeu com os acusados R$ 264,00.



Fonte:DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Dupla de homicidas matam vigilante a tiros

Pará,Sábado, 29/10/2011
Um sonho ruim, fortes dores de cabeça. Esta semana, Therezinha de Jesus estava impressionada com a frequência de maus pressentimentos. Na manhã de ontem, ela chegou a pedir ao marido que não fosse à pescaria, mas ele insistiu e saiu cedo de casa, e ao retornar, por volta de 14h, Augusto Cesar Dax de Oliveira, 41, foi surpreendido por dois homens e baleado com três tiros.

O vigilante Augusto Cesar saiu de sua residência, no bairro Maguari, em Benevides, contra a vontade de sua esposa. Ele adorava pescar, e ela chegou a pedir para que ele não fosse, pois queria que olhasse a casa em construção. “Nós estamos construindo a nossa casa, aqui mesmo nessa rua. Hoje de manhã eu pedi pra ele ir pra lá pra construção e ver o que estava faltando, mas ele não quis, preferiu pescar”, disse a esposa.

Após o almoço, por volta de 14h, Augusto retornou e quando já estava a poucos metros de sua residência foi surpreendido por dois homens. A esposa estava deitada, porque sentia dor de cabeça. Ela se espantou quando escutou os disparos. “Quando eu ouvi só fiz arredar o pano e olhar por uma brecha e vi ele caído no chão”, completou Therezinha.

A esposa correu em direção ao marido, e viu que ele estava baleado, ela ainda foi até a rua Cristina Diniz, onde mora, para ver se enxergava alguém, mas a rua estava deserta. Therezinha retornou, balançou o marido, mas ele já estava sem vida.
Vizinhos e parentes se aproximaram do local e ficaram surpresos com o assassinato. “Eu não imagino porque fizeram essa maldade com ele, era um homem trabalhador”, disse a vizinha Raimunda Ribeiro.

PRESSENTIMENTO
Casada há 22 anos com o vigilante, Therezinha disse que nunca imaginava que uma situação dessa podia acontecer com seu marido, mesmo com os maus pressentimentos que vinha sentindo durante a semana, ela não imaginava que algo de ruim pudesse acontecer com seu marido.

“Essa semana eu sonhei com muito sangue, até cheguei a comentar com ele, mas minha preocupação era com um dos meus filhos que sai à noite para a casa da namorada e isso me preocupa muito, mas nunca imaginei que isso fosse acontecer com o meu marido”, disse a viúva, aos prantos.

INVESTIGAÇÃO
Policiais de Benevides foram até ao local do crime e tiveram a informação de que a vítima estava chegando em casa de bicicleta, quando dois rapazes com aparência jovem se aproximaram em uma moto. Uma testemunha diz que os criminosos chegaram a conversar com a vítima, em seguida fizeram os disparos.

Para a polícia, o crime tem indícios de execução, mas a esposa da vítima não tem informação de que o marido vinha recebendo ameaça. Ele trabalhava como vigilante, mas nunca se envolveu em confusão. Augusto deixou a esposa e três filhos.

Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Tentativa de roubo termina em tiroteio

Pará,Sexta-Feira, 28/10/2011
Tentativa de roubo termina em tiroteio (Foto: Mauro Ângelo)
(Foto: Mauro Ângelo)
Assaltantes em fuga trocaram tiros com a polícia e assustaram pedestres e moradores da Avenida Brás de Aguiar, bairro de Nazaré, na noite desta sexta-feira (29). Segundo informações da polícia, a quadrilha tentava arrombar um caixa eletrônico na Av. Presidente Vargas quando fugiu ao perceber a chegada da polícia.
A troca de tiros começou quando os acusados foram interceptados pela PM.
Dois dos acusados foram baleados e encaminhados ao PSM da 14 de Março, os outros dois estão presos sob custódia da ROTAM para revelarem o paradeiro do restante da quadrilha. O caso foi registrado na Central de Flagrantes em São Brás.
Fonte:(DOL com informações do Diário do Pará)
Foto: Mauro Ângelo
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Criança põe fogo e destrói duas casas no Jurunas

Pará,Sábado, 29/10/2011
Duas casas ocupadas pela mesma família ficaram totalmente destruídas durante um incêndio que ocorreu na noite de ontem, causado por uma criança de 11 anos, que brincava com palitos de fósforos. O incêndio aconteceu na passagem Tabatinga, no bairro do Jurunas, e ninguém ficou ferido.

De acordo com o avô da criança, Jacó Xavier, o menino brincava no andar de cima da casa, quando ele percebeu o fogo. “Só deu tempo mesmo de tirar ele de lá e sair da casa. Perdemos tudo, só que o mais importante que é minha família tá toda inteira aqui”.

O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter o fogo e impedir que as chamas se alastrassem por outras casas.

Fonte:(Diário do Pará)
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Presa suspeita de levar adolescentes para presídio

Pará,Sábado, 29/10/2011
Uma mulher de 22 anos,suspeita de ser a aliciadora que levou adolescentes para a colônia penal Heleno Fragoso, foi presa por volta das 10h deste sábado (29), em uma casa na rua Dom Emanoel, bairro do Curuçambá, em Ananindeua.

Policiais militares da 7ª ZPol realizava ronda à procura de um acusado de roubo, e adentraram em uma casa, onde uma moradora denunciou a jovem como suspeita pelo aliciamento de menores de idade. Os PMs associaram o perfil da acusada com informações sobre o caso e a um retrato falado.

A suspeita foi conduzida para a seccional do Paar e, em seguida, levada para a Delegacia de Atendimento ao Adolescente, onde está sendo interrogada pela delegada Márcia Contente.

O CASO

No mês de setembro, uma adolescente de 14 anos foi aliciada por uma agenciadora para praticar sexo com detentos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel do Pará. A jovem prestou depoimento e disse que estava presa há pelo menos quatro dias junto com outras três adolescentes. Ela foi levada para uma casa de apoio do Conselho Tutelar.
Fonte:Daniele Brabo/ DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Criança corre para a rua e morre atropelada

Pará,Sábado, 29/10/2011
Uma tragédia! Esta foi a frase utilizada por Francinete Soares dos Santos para definir a morte de uma de suas filhas. A menina tinha oito anos e foi atropelada no final da noite de anteontem, na avenida Bernardo Sayão, próximo à avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá, em Belém.
A criança se soltou das mãos do pai logo depois de ter descido de um ônibus. Ela foi apanhada por outro coletivo.
De acordo com o cabo Remédios, da viatura 9420, da 21ª ZPol, a menina correu por trás do ônibus (que trafegava em direção à Universidade Federal do Pará), do qual havia saído com os pais e, no outro lado da pista, foi violentamente atingida por um ônibus da linha UFPA/Pedreira, da empresa Guajará, que transitava no sentido da avenida José Bonifácio.
“Eles (família) vinham do arraial de Nazaré e, infelizmente, a criança se soltou e correu rápido”, lamentou o policial.


REVOLTA
A menina morreu logo após o baque. Revoltados, moradores da área cercaram o ônibus e quebraram quase todos os vidros das janelas do veículo. O condutor do coletivo, que não foi identificado, foi agredido por populares.
Os ânimos só foram contidos com a chegada de uma guarnição da Polícia Militar. O condutor do veículo foi conduzido para a Seccional do Guamá. Ele irá responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
Diante da imprensa, Francinete dos Santos isentou o condutor do ônibus de responsabilidade pela morte da filha.
“Foi uma fatalidade, ele (motorista) não tem culpa”. No entanto, ela e um irmão enfatizaram o fato da pista da avenida Bernardo Sayão ser muito estreita no referido perímetro. “Pela manhã, muitos veículos pesados passam por aqui.
Isso aqui é um caos”, reclamou o tio da criança, que preferiu não ser identificado.


GRÁVIDA
Francinete dos Santos, mãe da menina atropelada, está grávida de dois meses. Ela também tem uma filha de seis anos, que, infelizmente, presenciou a trágica morte da irmã.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Falso padre é preso no Maranhão

Pará,Quarta-Feira, 26/10/2011
Polícia Civil do Maranhão prendeu na noite de terça-feira (25) um homem que se passava por padre em duas igrejas de São Luís há pelo menos sete meses. Segundo o delegado Breno Galdino, o falso padre chegou inclusive a celebrar casamentos e batizados e já havia também atuado falsamente como padre em uma igreja no Pará.

O homem foi preso quando celebrava uma missa na Igreja São João Batista, no bairro do Recanto dos Vinhais, em São Luís, e vai responder pelo crime de estelionato, divulgou a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

O caso só foi descoberto porque, após se passar por padre no Pará, o suspeito deixou um rombo na arquidiocese de Belém ao não pagar o aluguel de um carro. Padres paraenses pediram apoio da arquidiocese de São Luís e o falso padre passou a ser investigado pela Polícia Civil.

Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Belém, este falso Padre, nunca teve ligação com eles e sim, com a Arquidiocese de Castanhal.
Fonte:(DOL)
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Morte de casal foi premeditada

Pará,Quinta-Feira, 27/10/2011

Morte de casal foi premeditada (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Após ouvir familiares e vizinhos, a Polícia Civil de Conceição do Araguaia concluiu que o episódio em que o pedreiro Marco Antônio Machado da Silva, 31 anos, assassinou a esposa, Elizangela Freitas de Sousa, 28 anos, e se matou em seguida, foi premeditado.
Uma vizinha que pediu sigilo de sua identidade relata que no dia do crime presenciou Marco Antônio afiando a mesma faca que utilizou no crime. Outro fator que comprova a premeditação foi um bilhete que o pedreiro deixou relatando que tomou a atitude drástica motivado pela insatisfação com o término do relacionamento, imposto pela companheira.
Segundo o que consta no bilhete, Marco não suportaria viver sem a amada e não dava a ela o direito de abandoná-lo. Não há registro de que Marco Antônio tenha passagem pela polícia.
Segundo apurou a reportagem, Elizangela havia pedido a separação há algum tempo, mas Marco Antônio não aceitava e fazia ameaças à companheira, que intimidada recuava. Ela sequer registrou queixa na polícia.
A residência onde o casal estava instalado era de propriedade de Elizangela, que trabalhava como manicure. Marco Antônio se recusava a deixar o imóvel. Filha mais velha de uma família de quatro irmãos, Elizangela deixou um filho órfão de oito anos, fruto de um casamento anterior. O crime chocou a população de Conceição do Araguaia.
VELÓRIO
O corpo de Elizangela foi velado sob forte comoção na residência de familiares, no bairro Emerencio, parte sul de Conceição do Araguaia. Posteriormente foi sepultado no cemitério local. Já o corpo de Marco Antônio foi levado para o interior do Maranhão, de onde era natural e residem seus familiares.
Fonte:(Diário do Pará)
Foto: Reprodução
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Operação Eirene segue hoje em quatro localidades

Pará,Quinta-Feira, 27/10/2011

Operação Eirene segue hoje em quatro localidades (Foto: Agência Pará)
Em suas edições, a operação realiza abordagens a pessoas e veículos (Foto: Agência Pará)

A quinta edição da Operação Eirene, iniciada nesta quinta-feira (27), abrange nos distritos de Icoaraci e Outeiro e nos bairros da Pratinha e Tapanã, intensifica o patrulhamento policial por meio de abordagens de veículos e pessoas, revistas em estabelecimentos comerciais e depósitos de materiais, a fim de reprimir, entre outros crimes, o contrabando.
Sob o comando do tenente coronel Jair, a Operação Eirene tem como finalidade preservar a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico, realizando ações preventivas e repressivas que garantam a proteção ao patrimônio e a segurança da população que mora e trabalha na área.
As ações acontecem com a participação de outros órgãos de segurança, estaduais e municipais, como Polícia Civil, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel). A operação deve terminar amanhã e conta com efetivos do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Fonte: DOL, com informações da Agência Pará
Foto: Agência Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

,Adolescentes fazem reféns

Pará26/10/2011
Policial negocia a rendição dos assaltantes, na Duque de Caxias. Reféns foram libertados.   


Vítimas têm o carro invadido e ficam sob poder de dois rapazes de 16 anos por aproximadamente 50 minutos

Um casal foi feito refém por dois adolescentes durante aproximadamente 50 minutos, ontem à noite, no bairro da Pedreira, em Belém. A situação aconteceu na avenida Duque de Caxias, dentro do carro do casal, um Ecosport que foi invadido pelos acusados no momento em que o condutor reduziu a velocidade, no semáforo. Durante a negociação com investigadores da Seccional Urbana da Pedreira, os dois adolescentes pediram água, coletes à prova de balas, a presença da imprensa e de familiares. Eles mantiveram um revólver calibre 38 apontado para o motorista do carro, identificado apenas como João Augusto.

Segundo informações da polícia, os dois adolescentes, de 16 anos, abordaram o veículo no cruzamento da travessa Vileta com a avenida Visconde de Inhauma por volta das 21 horas. João Augusto havia reduzido a velocidade por causa do semáforo e, com o susto, travou as portas do carro, mas os acusados ordenaram que ele parasse o veículo e destravasse as portas. Os dois entraram e ficaram no banco de trás, enquanto João e a esposa estavam nos bancos dianteiros.

A dupla passou então a roubar os objetos do casal. "Eles pegaram a aliança da minha esposa, meu relógio e outros objetos, e pelo que entendi eles já iam descer do carro, mas perceberam a aproximação de um carro da polícia e foi nesse momento que um deles colocou o revólver no meu pescoço", disse o proprietário do carro.

"A ideia deles era fazer um assalto relâmpago, e não contavam com a perseguição policial", afirmou o investigador Vandeco. Policiais civis estavam em uma viatura quando foram avisados por um motoqueiro sobre o assalto. "O rapaz da moto informou que dois homens tinham abordado um carro e entraram no veículo, tomando de assalto. Ele nos passou as características do carro e nós iniciamos a perseguição", relatou o investigador Quirino.

O carro em que as vítimas e os adolescentes estavam foi perseguido por várias ruas do bairro da Pedreira, até a avenida Duque de Caxias, esquina com a travessa Curuzu, onde o carro parou e foi cercado por várias viaturas da polícia. Logo no início das negociações, os menores de idade pediram coletes à prova de balas. Em seguida, a presença de imprensa e de familiares, além de água.

A irmã de um deles foi a primeira a chegar. Ela contou que não sabia que o irmão era envolvido com crimes. "Ninguém da nossa família sabe disso. Foi um susto, tanto é que minha mãe preferiu nem vir até aqui", disse a jovem, que não se identificou. Ela pediu que o irmão se entregasse e liberasse os reféns. "Ele quer se entregar, mas o outro está com a arma e não aceita porque quer que venha alguém da família dele. Mas até onde eu sei nenhum parente quer saber mais dele", relatou.

A polícia não conseguiu que familiares do outro adolescente fossem até o local, então a namorada dele foi chamada. Ela chegou por volta das 21h45 e foi recebida com um pedido de beijo feito pelo adolescente. Após o beijo - que foi acompanhado pelas vaias de centenas de curiosos - o acusado entregou o revólver e em seguida ambos se renderam, liberando o casal. Os dois foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), onde deveriam comprovar suas idades. O revólver calibre 38 que eles tinham estava com cinco munições e foi apreendido.

Durante o tempo do assalto com refém, um enorme congestionamento formou-se na avenida Duque de Caxias, já que o trecho onde o veículo estava foi isolado pela polícia. Após a rendição dos adolescentes, a área foi liberada e o trânsito passou a fluir.


Fonte:Jornal AmazÔnia
Fotos:Sem Creditos
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Buraco na passagem Boa Vista impede trânsito

No bairro do Marco, quem passa pela passagem Boa Vista tem dificuldades devido aos imensos buracos no meio da via. Segundo os moradores, o problema já dura mais de 15 dias.


Pará,26/10/2011.
Fonte: RBA TV\youtube.com
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Policial reage a assalto e é baleado na perna

Pará,Quarta-Feira, 26/10/2011
Ao reagir a um assalto, o policial militar da reserva, Antonio Mendes, de 63 anos, foi baleado na perna, por volta das 8h desta quarta-feira (26), na avenida Serzedelo Correa, próximo à Braz de Aguiar, bairro de Nazaré.

De acordo com informações do sargento Ubiracir, da 2ª ZPol, dois homens abordaram o policial e roubaram uma pulseira e um cordão. Querendo impedir que seus pertences fossem levados, Antonio Mendes tentou deter os assaltantes, mas acabou sendo atingido por um tiro.

O Policiamento Ciclístico que atua na área acionou o SAMU para socorrer o ferido, que foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal da 14 de Março.


Fonte:Daniele Brabo/DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Assalto a ônibus é filmado com celular.

As imagens mostram um passageiro de um veículo da linha Pedreira Condor pisando várias vezes em um dos assaltantes.


Pará,25/10/2011
Fonte: Tv RBA/You Tube.com
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Ananindeua ganha unidade de saúde

Pará,Quarta-Feira, 26/10/2011
A prefeitura de Ananindeua entrega aos moradores do bairro do Curuçambá, nesta quarta-feira, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Helena Barra Farias, dentro do plano de ampliação da Rede de Atenção Básica de Saúde no município.

A UBS fica localizada na comunidade Beira Rio e dispõe de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médico, dentista, enfermeiro e técnico em enfermagem além de seis agentes comunitários.

As instalações da unidade foram concebidas de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, permitindo maior acessibilidade aos usuários. Serão oferecidos serviços de odontologia, vacinação, pré-natal, tratamento para portadores de hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão e saúde do homem, beneficiando cerca de 4 mil pessoas.

Somente esse ano, a prefeitura já entregou quatro novas unidades, ampliando o atendimento básico a cerca de 40 mil pessoas. Até final do semestre, mais duas unidades serão inauguradas. Com essa entrega, Ananindeua passa a contar com 45 Unidades de Saúde da Família, sendo 25 inauguradas na gestão do prefeito Helder Barbalho. O município possui ainda 11 unidades básicas de saúde e 93 equipes de Estratégias de Saúde da Família.
HOMENAGEM À HELENA BARRA

A UBS leva o nome da professora Helena Barra Farias, liderança comunitária falecida em agosto de 2011. Além do trabalho desenvolvido junto à comunidade, a professora realizou projetos na área da educação Infantil e foi voluntária no Centro de Referência de Assistência Social Daniel Reis, ajudando a promover ações de resgate à cidadania.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Homem linchado ainda não foi identificado

Pará,Terça-Feira, 25/10/2011
Permanece ignorado no Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” o corpo de um homem morto após uma sessão de agressão por populares, na noite do último domingo, na estrada do Maguari, no bairro de Curuçambá, em Ananindeua. A verdadeira causa da morte também não foi desvendada. No dia do linchamento, duas versões foram apresentadas à polícia.

O homem ainda tentou se livrar da perseguição de populares e correu por aproximadamente um quilômetro. Em determinado momento, na estrada do Maguari, ele invadiu a residência de uma senhora, que estava com a porta aberta à espera do filho, e escondeu-se debaixo da cama.

Mas não teve jeito, os populares invadiram a casa e o retiraram à força. Após muitas pauladas e pedradas, o homem morreu. As versões apresentadas à polícia são de que ele teria efetuado um assalto e estuprado uma garota. Até o momento não foi desvendado o motivo pelo qual a população se indignou a ponto de matar o homem.
Fonte:Diário do Pará

TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Morte de delegado e juiz estava encomendada

Pará,Terça-Feira, 25/10/2011
No fim de semana, uma equipe de policiais da Polícia Civil de Altamira e Anapu realizou uma operação e colocou atrás das grades três homens acusados de participarem de assalto a um micro-ônibus na região, na semana passada. Marcolino Aurélio, o “Marquinho”, Rodrigo Ferreira de Lima e Wanderson de Oliveira foram presos no travessão próximo a uma comunidade rural do município, conhecida como Nazaré, a 40 km da sede do município de Anapu.

Após a prisão dos três, a policia fez a acareação dos acusados ainda na delegacia de Anapu, e as vítimas os reconheceram como sendo os autores do assalto. As vítimas também reconheceram uma das armas utilizadas por eles no momento do crime. Mesmo tendo sido reconhecidos, eles negaram qualquer envolvimento.

Além da acusação de assalto, Marcolino responde à acusação de ter sido contratado por familiares de um traficante para executar o delegado Melquisedeque Ribeiro, que atua na Polícia Civil de Anapu. O delegado já está no município há dez meses e têm desenvolvido um excelente trabalho no combate ao tráfico de drogas e demais crimes. De acordo com informações de fontes da própria polícia, a cabeça do delegado estaria a prêmio por R$ 80 mil, que seriam recebidos pelo pistoleiro. Além do delegado, Marcolino ia matar o juiz José Jonas, que responde pelas comarcas de Pacajá e Anapu.

O assaltante confessou ser o dono das armas encontradas com o bando, mas negou ter recebido a oferta para matar o delegado e o juiz. Em relação às armas, o acusado disse que estava com elas para sua defesa própria, porque vinha sofrendo ameaças de pessoas da região.

O delegado Melquisedeque falou que as ameaças começaram a surgir depois da prisão do traficante Donizete, ocorrida no mês passado na região, e que, durante a operação, um quarto envolvido no assalto foi baleado após reagir à prisão, e mesmo ferido conseguiu fugir. “Nós estamos de olho nestes criminosos. É um bando que vem assustando a população da cidade e quem passa pela estrada. Só vamos ficar tranquilos quando colocarmos todos na cadeia”, disse o delegado.

De acordo com a polícia, no momento das prisões, todos já tinham conhecimento da encomenda e do valor oferecido para matar as autoridades. A polícia confirma que, além de Marcolino, outros dois receberam a proposta para a execução, mas fugiram. As investigações para prender outros envolvidos no assalto e na possível pistolagem continuam.

Os acusados estão presos na delegacia de Altamira e deverão ser transferidos ainda nesta terça-feira para o presídio local. Caso sejam condenados, a pena pode chegar a dez anos de prisão em regime fechado por porte ilegal de armas. Quanto ao crime de encomenda de homicídio, a pena pode chegar a 20 anos.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Queima de fogos encerra quadra Nazarena

Pará,Segunda-Feira, 24/10/2011

Queima de fogos encerra quadra Nazarena (Foto: Wagner Almeida)
(Foto: Wagner Almeida)

Um espetáculo pirotécnico encerrou, na noite de ontem (23), as festividades da quadra nazarena. Com cerca de 15 minutos de duração, o espetáculo começou logo após a missa de encerramento do Círio 2011 e corou o anúncio do novo diretor de coordenação do Círio 2012, que será Kleber Vieira.
Balanço da festividade - Na avaliação do diretor coordenador César Neves, o Círio 2011 termina com saldo positivo.

“Encerramos a quadra nazarena com saldo positivo e também com bônus, pois não houve acidentes. Nossa maior vitória foi o sucesso da campanha da corda”, ressalta.

Fonte:Diarío do Pará
Foto: Wagner Almeida
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

domingo, 23 de outubro de 2011

Acidentado não consegue exame no Metropolitano

Pará,Domingo, 23/10/2011
Eder Cavalcante, 20 anos, aguarda desde a noite de ontem (22) por um atendimento adequado no Hospital Metropolitano de Belém. Ele sofreu um acidente de moto e teve traumatismo craniano, por isso necessitava realizar uma tomografia para que o médico pudesse fazer um diagnóstico da gravidade dos ferimentos, mas na hora de realizar o exame foi constatado que o equipamento estava em manutenção.

Segundo informações dos familiares de Eder, o acidente aconteceu no município de Igarapé-Miri na noite de sábado (22). Ele dirigia sem capacete. O jovem ainda foi levado para o hospital local, mas dada a gravidade do caso, foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Belém, onde chegou às 21h e fez apenas um exame de raio-X. “Os enfermeiros não fizeram nada, estavam de braços cruzados, ele estava abandonado na maca, sentindo dor e cheio de ferimentos”, disse a Irmã, Kátia Cavalcante. Ela informou, ainda, que até a manhã deste domingo (23), o neurologista ainda não havia comparecido para avaliar o paciente.

A assessoria de comunicação do Hospital Metropolitano informou que não pode realizar a tomografia porque "o paciente encontrava-se muito agitado" e o médico precisava esperar ele se acalmar para fazer o exame. Segundo a família de Éder, o Hospital informou que o equipamento estava em reparo, mas Eder seria levado para o hospital Divina Providência, em Marituba, para fazer o exame, e depois retornaria para o Metropolitano.

O quadro do jovem é estável, porém grave, segundo a assessora do Hospital. Ao ser procurada para um novo posicionamento sobre a situação de Eder, a assessoria do Metropolitano pediu tempo para dar informações, mas não foi mais localizada para dar novos esclarecimentos.
Fonte:DOL
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Mulher é encontrada morta em Santa Izabel

Pará,Domingo, 23/10/2011
A Polícia Militar encontrou o corpo de uma mulher na tarde deste domingo (23), no ramal João Novo, próximo da comunidade Areia Branca, em Santa Izabel do Pará.

A mulher foi encontrada por volta de 14h30 e ainda não foi identificada, mas, segundo o sargento Costa Júnior, ela aparentava ter entre 20 e 25 anos. O Instituto Médico Legal esteve no local para realizar a remoção do corpo.



Fonte:DOL

TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Recírio marca o final da Festividade Nazarena

Pará,Domingo, 23/10/2011
Recírio marca o final da Festividade Nazarena (Foto: Tarso Sarraf/ Arquivo)
(Foto: Tarso Sarraf/ Arquivo)

 A última procissão do Círio 2011 ocorrerá nesta segunda-feira, 24 de outubro, às 7h, logo após uma missa campal realizada na Praça Santuário. Será neste momento que os 15 dias de toda a Festividade Nazarena será encerrada, deixando no coração de cada paraense a saudade e as belas lembranças deste clima ciriano que tomou conta dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

Durante o trajeto do Recírio, a Imagem da Virgem de Nazaré é conduzida por um percurso de 650 metros, é o menor trajeto entre as 11 romarias oficiais. A procissão contorna a Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em 45 minutos e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir aproximadamente 50 mil pessoas.
Tradicionalmente, durante a passagem da procissão, a Imagem Peregrina é saudada e aclamada pelos paraenses que acompanham a caminhada ou simplesmente, observam e saúdam à Virgem pelas janelas de suas casas. É dessa forma, em grande estilo, que o Recírio encerra o Círio de Nazaré 2011, marcado por muita fé, corações renovados e pela já ansiosa espera da Festa do próximo ano.

Incineração das Súplicas - Durante a missa que antecede a procissão do Recírio, os Diretores da Festa de Nazaré reúnem-se para recolher todos os pedidos depositados durante os 15 dias da Festividade, no Altar Monumento da Praça Santuário e no Altar da Basílica Santuário. A tradição acontece desde 1994. Neste momento, em oração, numa cerimônia singela, na Praça Santuário, a Diretoria procede à queima desses pedidos: é a Incineração das Súplicas, simbolizando o envio de pedidos e agradecimentos dos fiéis aos céus. As primeiras queimas eram realizadas na lateral da Basílica em frente à Sala dos Milagres.
SERVIÇO : Recírio 2011 – Segunda-feira, dia 24 de outubro, às 7h, com saída da Praça Santuário de Nazaré em direção ao Colégio Gentil Bittencourt. Antes da procissão, acontece a missa campal na Praça Santuário, às 6h.

Percurso - Praça Santuário (contorno), Av. Generalíssimo Deodoro, Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata até as escadarias do Colégio Gentil Bittencourt.
Fonte: DOL, com informações da Arquidiocese de Belém
Foto: Tarso Sarraf/ Arquivo


TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Imagem Original de Nsa. Senhora volta ao Altar-Mor

Pará,Domingo, 23/10/2011

Imagem Original de Nsa. Senhora volta ao Altar-Mor (Foto: Everaldo Nascimento)
(Foto: Everaldo Nascimento)

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retorna nesta segunda-feira, 24, ao Glória, altar-mor da Basílica Santuário. A cerimônia acontece um pouco antes da missa do Recírio, às 5h30. O momento é realizado pela Diretoria de Evangelização da Festa de Nazaré, no Presbitério da Basílica desde 1969.

A Imagem é a mesma encontrada pelo caboclo Plácido, às margens do Rio Murucutu. Fora o período do Círio, a Imagem só desce do Glória quando comemora-se o aniversário de elevação da Basílica à Santuário, no mês de maio.

Imagem - A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica Santuário de Nazaré, numa redoma de cristal antiprojétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.
Fonte: DOL, com informações da Arquidiocese de Belém
Foto: Everaldo Nascimento
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
free counters