Translate

sábado, 23 de abril de 2011

Pará: Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (25).

Pará,Sábado, 23/04/2011
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25). No Pará, a meta é imunizar a população contra três tipos de vírus, incluindo o H1N1 (causador da chamada gripe suína).
Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (Foto: Adauto Rodrigues)
(Foto: Adauto Rodrigues)

Segundo a Divisão de Imunização, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a população atendida foi ampliada este ano: além dos idosos e indígenas, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e profissionais de saúde.

Até 13 de maio, último dia da campanha, deverão ser vacinados no Estado pelo menos 80% do total de 992.972 pessoas. Dados do Ministério da Saúde informam que 1.085.320 doses estarão disponíveis para 4.540 postos de saúde no Pará, sendo 92 na capital e 4.448 no interior.

Ampliação - O público da campanha foi ampliado porque estudos mostraram que as complicações da gripe, como pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes. As crianças receberão duas doses da vacina: a primeira será aplicada no período da campanha, e a segunda 30 dias depois. Os demais grupos tomarão apenas uma vez. Em relação aos maiores de 60 anos, haverá necessidade de atualizar a situação vacinal contra difteria, tétano e febre amarela.

A Sespa ressalta ainda que outros grupos, como crianças de 2 a 5 anos, doentes crônicos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos, que receberam a vacina contra a gripe A no ano passado, não precisarão se vacinar de novo porque já estão imunes.

Com relação aos profissionais de saúde, a Divisão de Imunização alerta, em nota, para a importância da vacina: "Trabalhador de saúde é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento".

Assim, devem ser vacinados desde os profissionais que atuam na atenção básica até os que trabalham no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras.

A vacinação contra gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática ou alergia a ovo de galinha e derivados. A indicação do Ministério da Saúde é que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves adiem a vacinação.

Resultados - A Sespa também informa que, ao longo dos anos, as campanhas de vacinação contra a gripe vêm contribuindo para a prevenção da doença e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, dará detalhes sobre a campanha de vacinação em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), às 09 horas, no gabinete da Sespa (Avenida Conselheiro Furtado, 1597, entre Generalíssimo Deodoro e Quintino Bocaiúva).

Por que tomar a vacina?

A vacina protege contra os principais vírus da gripe que circulam na região, entre eles o da Influenza A (H1N1). Evita também complicações da gripe, como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão.

Quem deve tomar?

Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças entre 6 meses e menores de dois anos, grávidas em qualquer período gestacional e profissionais de saúde que atuem em qualquer nível de complexidade.

Quem não pode?

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos devem consultar o médico antes de se vacinar.

Quando e onde tomar?

A campanha será entre 25 de abril e 13 de maio. As vacinas estarão disponíveis em qualquer posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Que documentos levar?

Quem foi vacinado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação. Caso não tenha a caderneta de vacinação, basta apresentar um documento de identidade. (ascom Sespa)

Fonte:DOL
Foto: Adauto Rodrigues
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144926-vacinacao-contra-a-gripe-comeca-na-segunda-feira.html

Belém-Pa:(Video) Policial da PM e baleado por assaltantes no conjunto satélite

Pará,23/04/2011
Violência

No Conjunto Satélite, um policial militar de folga saiu para comprar remédio e foi baleado na perna,após reagir a uma tentativa de assalto.

Fonte:Portal ORM
Link do video: http://www.orm.com.br/2009/videos/videos_mais.asp?id_fonte=&id_video=14559
TODOS DIREITOS RESERVADOS.

Belém-Pa: Cinema Olympia comemora 99 anos

Pará, 23/04/2011
Programação especial receberá, amanhã (24), amantes do cinema mais antigo do Brasil em funcionamento

Amanhã a cultura paraense estará em festa. O Cinema Olympia, mais antigo em atividade no Brasil, completa 99 anos. Histórias de quem viveu o auge do sucesso do cinema, filmes de maior sucesso exibidos na sala e as homenagens que o quase secular templo cultural têm recebido são só algumas das maneiras de celebrar mais um ano de sua existência, marcada na memória dos paraenses e de cinéfilos de Norte a Sul do País.

Mesmo fechado no dia 16 de fevereiro de 2006 por um dos herdeiros da família Severiano Ribeiro, Luis Severiano Ribeiro Neto, o Cine Olympia jamais encerrou suas atividades, embora tenha tido a programação interrompida por curto período de tempo. Claro que o brilhantismo e o grande movimento desde sua fundação, em 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel (onde hoje está o Hilton Hotel) e do Palace Theatre (na mesma quadra), foi perdendo espaço.

Porém, até hoje, ainda há quem não deixe de frequentar o cinema, ou simplesmente trazê-lo na lembrança, como o casal Luzia Álvares e Pedro Veriano, que começou a namorar exatamente no dia18 de março de 1957 dentro do Olympia, onde foram assistir a estreia de "Sinfonia Carioca", comédia premiada nos festivais da época e que conta a história de uma interna de um colégio, com irresistível vocação para o teatro e passa a viver na casa do avô, cuja irmã, uma solteirona, reprova o procedimento da sobrinha-neta, decidindo interná-la num hospício.

Luzia e Pedro, que quando se conheceram tinham, respectivamente, 17 e 21 anos, contam que marcaram de se encontrar no cinema. Contudo, como estava muito lotado, eles acabaram indo namorar no anfiteatro da praça da República. "Não deu para ficar lá e nós acabamos indo para o anfiteatro", lembra Luzia, doutora em ciência política e jornalista. Ela casou com Pedro Veriano, médico, em 1961, e ao longo desses 50 anos de união não deixou de frequentar o cinema, assim como o marido.

Pais de quatro filhas e avós de dez netos, Pedro e Luzia têm uma relação que vai além do amor à cultura. O casal tem na memória uma série de filmes que considera inesquecível e prepara um projeto para resgatar o histórico cultural do cinema. "As lembranças que temos são muitas. Os filmes de arte são os que mais nos vêm à cabeça. Posso dizer até que não consigo destacar os melhores filmes que já assisti no Olympia", observa Luzia.

A jornalista destaca as produções de Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas italianos, eternizado pela poesia de seus filmes, que, mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer.

Os filmes do mexicano Luis Buñuel, conhecido como revolucionário do cinema espanhol, inclusive com trabalhos feitos em parceria com Salvador Dalí, também são inesquecíveis para Luzia, que ao lado do marido prepara um livro sobre o Olympia. Na publicação, o casal espera apresentar um acervo de fotos, cujo levantamento já vem sendo feito.

Ao Cine Olympia, Luzia Álvares gostaria de dar um presente de aniversário: "Queria que o Olympia fosse tombado como um documento da política e da cultura desse Estado e que, principalmente, ele recebesse um projeto de recuperação de suas formas originais", diz.

Cine é patrimônio histórico e cultural

Para o programador do Cine Olympia desde 2006 Marco Antônio Moreira, o Olympia não é só um cinema. Mas um patrimônio histórico e cultural do Pará.

"Daqui a um ano, o Olympia faz cem anos. Quantas gerações não passaram por ele? Não se trata só de uma sala de cinema. Por isso, acho que ele deveria ser mais valorizado, pois é muito importante que ele seja mantido. É cinema mais antigo do Brasil em funcionamento e quem sabe um dos mais antigos do mundo", destaca Marco Antônio Moreira.

O programador, também um dos mais ativos críticos de cinema do Estado, observa que já existe um projeto para comemorar o centenário do Olympia. E toda a sociedade paraense pode ajudar a reforçar o projeto, intitulado "Você e o Cine Olympia", que visa formar um vasto acervo fotográfico de momentos vividos pelo público no cinema.

Para participar, é preciso enviar uma foto de qualquer época, de qualquer ano, do cinema. Pode ser uma imagem interna ou externa, da fachada. A imagem pode exibir pessoas, amigos, familiares ou qualquer outro personagem tendo o Olympia como palco.

Depois, basta enviar a foto para o endereço eletrônico cinemaolympia@belem.pa.gov. Br. A intenção é montar um grande painel para valorizar os espectadores e exibi-lo no hall do cinema.

Concerto, coral e filmes na festa de amanhã

Para festejar os 99 anos de existência do Cinema Olympia, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), responsável pela administração do cinema, promove amanhã, a partir das 16h, rica programação. Entre as atrações, concerto do violonista Salomão Habib, que apresentará 14 trilhas de filmes, e ainda apresentação do Gran Coral Metropolitano e do tecladista Alan Navegantes. O longa "Inverno da Alma", do diretor Debra Granik, será exibido às 18h30. O público poderá participar dos festejos gratuitamente.

Salomão Habib conta que preparou o concerto com muito carinho. "Trilhas de Olympia", nome do espetáculo, promete, em uma hora de apresentação, emocionar o público. O repertório foi montado a partir de filmes que marcaram a história do cinema mundial, como "Cinema Paradiso", produção italiana de Giuseppe Tornatore e "O Poderoso Chefão", que consagram para sempre os atores Marlon Brando e Al Pacino. Para completar a homenagem musical, Salomão tocará as trilhas tendo ao fundo imagens dos filmes projetadas para o público, o que deverá emocionar ainda mais os presentes. "Sempre gostei de cinema, de trilhas. Por isso, apresento essas obras transcritas para violão em um solo que promete muitas emoções. E agora, tendo a oportunidade de saudar um cinema histórico dentro da minha cidade, estou muito feliz", afirma o violonista.

O concerto será viabilizado graças à iniciativa da Associação de Críticos de Cinema, que apoia Salomão na produção do CD "Olympia", em processo de preparação para ser lançado ano que vem, quando o cine completa um século de existência.

Fonte:Amazônia Jornal on line
Da Redação:YÁSKARA CAVALCANTE

TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Feriado da Semana Santa em Mosqueiro com muita Calma e tranquilidade

Pará,23/04/2011
Praias tranquilas, delegacia sem ocorrência e nenhum atendimento grave marcaram feriado na ilha.

O feriado da Sexta-Feira Santa foi marcado pela calmaria na ilha de Mosqueiro. No local, as pessoas aproveitaram o sol para relaxar nas areias e calçadas das praias. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 1.500 pessoas passaram pelo distrito de Mosqueiro na manhã e tarde de ontem. Até domingo, a expectativa é de que três mil pessoas visitem a ilha. O único atendimento dos bombeiros na manhã e tarde de ontem foi uma ferrada de arraia. Já na seccional do distrito não foi registrada nenhuma ocorrência durante a manhã. As praias do Farol, Chapéu Virado, Murubira e Paraíso foram as mais frequentadas pelos banhistas.

O trânsito na rodovia BR-316 estava tranqüilo ontem e os motoristas não enfrentaram dificuldades para chegar à ilha. A viagem demorava, em média, 50 minutos, segundo eles. "O local está calmo. Não enfrentei engarrafamento para chegar ao distrito. Por isso, optei em vir hoje (sexta-feira). Eu tenho casa aqui e vou ficar com a minha família até domingo. Eu também gostei do clima. O sol pela manhã e a chuva à noite fez com que a ilha virasse ótima opção para relaxar", contou o taxista José Luiz Pinheiro, 56 anos, que foi com a mulher e a filha passar o feriado da Semana Santa. Ele estava junto com a família na praia do Murubira.

A maré cheia foi outra atração para quem optou passar o feriado em Mosqueiro. Na praia Porto Artur, a água atingia o calçadão e cobria a areia. Para as crianças, o local estava divertido, mas fez muitos pais redobrarem a atenção com os filhos. Este foi o caso de Fabio Martins, 37 anos, e de Andrea Martins, 37 anos. Os filhos deles, Fabio e Gabriel, brincavam na calçada, esperando as ondas quebrarem e molharem o local. Mas tudo sobre a supervisão dos pais.

Já os comerciantes consideravam que o movimento era baixo em relação a outros feriados. "Parece normal. No Natal, Ano Novo e Carnaval vieram mais consumidores à praia.
A esperança é que no domingo mais pessoas venham passar o feriado na ilha", esperava Denilson Barbosa, que trabalha em uma barraca de tapioca da Vila. A mesma situação era relatada por quem trabalha no Mercado Municipal de Mosqueiro. No espaço que vende açaí a fila era grande, entretanto para os proprietários o movimento estava baixo. "No Carnaval a fila sai do mercado e dobrava o quarteirão. Hoje está normal", avaliou a comerciante Elaine Costa.

Outra reclamação era em relação aos ônibus.
Mesmo com a Companhia de Transporte de Belém (Ctbel) disponibilizando 70 ônibus, sendo 57 extras, para o distrito de Mosqueiro, alguns banhistas consideravam a frota insuficiente.
"Nós viemos de táxi porque os ônibus estavam lotados. Mas vamos ter que voltar de ônibus. Acho que ainda precisa melhorar o transporte público", comentou a estudante Brenda Pinheiro.
Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas no bairro do tapanã

Pará,Sábado, 23/04/2011
Foi estourada pela Polícia Militar, na manhã de ontem, uma refinaria de drogas que ficava em uma casa no Conjunto Canarinho, rua 13 de Agosto, nº 91.
Quatro pessoas são presas por tráfico (Foto: Cézar Magalhães)
(Foto: Cézar Magalhães)
Quatro pessoas foram presas em flagrante. Com elas, foram apreendidos 44 petecas de pasta base de cocaína prontas para venda e mais 200 gramas que seriam posteriormente embalados.
Maycon Sousa de Sousa, 25 anos, Mônica da Silva Reis, 34, além de Sandra Gomes dos Santos, vulgo “Sandrinha”, 26, e Adriano Alves Brito, 28, foram presos a partir de denúncias anônimas feitas por moradores da área.
Segundo o comandante da operação, Aspirante Sérgio Oliveira, da 23ª Zpol, o local já vinha sendo monitorado há duas semanas e, na manhã de ontem, em duas viaturas da Base Comunitária da Polícia do Tapajós, com o apoio do cabo Vieira e os soldados Alípio e Galeno, os agentes efetuaram a prisão dos acusados.
DEFESA
O casal se defendeu dizendo que apenas consomem os entorpecentes e negam a acusação de tráfico. “Eu trabalho como pintor e o dinheiro que pego eu uso para comprar drogas, mas não vendo. Eu tenho que sustentar meu vício”, disse Maycon de Sousa.
A namorada também disse que o parceiro é quem mantém o vício dos dois e ainda declarou que essa é a obrigação dele. “Eu não trabalho, só tomo conta da casa, mas sou viciada. Ele (Maycon) que mantém meu vício e me sustenta.
Essa é a obrigação dos homens, senão eles viram cornos”, enfatizou Mônica Reis.
Os outros acusados também se defenderam dizendo que apenas consomem drogas. Maycon e Mônica, que não tem filhos e moram há pelo menos dois anos juntos, afirmam que pretendem largar o vício, mas não conseguem devido às dificuldades para superá-lo.
ACUSAÇÕES
Todos foram encaminhados à Seccional Urbana de Icoaraci e autuados por formação de quadrilha, associação ao tráfico e tráfico de entorpecentes.
Fonte:Diário do Pará
Foto: Cézar Magalhães
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144872-quatro-pessoas-sao-presas-por-trafico.html

Belém-Pa:Preso um dos traficantes mais temidos de Icoaraci.

Pará,Sábado, 23/04/2011
Policiais militares da 8ª Zpol capturaram, no início da madrugada de ontem, um homem que é acusado de ser um dos traficantes mais perigosos do distrito de Icoaraci.
Paulo Rogério Hosana de Oliveira, 26 anos, o “Rogerinho”, foi detido na 5ª rua do bairro do Paracuri.
Um dos mais temidos de Icoaraci sai de cena (Foto: Keilon Feio)
(Foto: Keilon Feio)
De acordo com o aspirante Rubens Barros, da viatura 9302, “Rogerinho” transitava pelo local quando foi avistado pelos policiais. Ao perceber a aproximação da polícia, ele entrou num veículo para tentar fugir. Na ocasião, o carro foi cercado pela guarnição, que também recebeu o apoio de outras viaturas.
“Rogerinho” foi flagrado com 9 “petecas” de pasta base de cocaína. Logo depois, ele tentou subornar os policiais oferecendo R$ 1.000,00 em troca de sua liberação. O suborno não foi aceito e Rogério foi conduzido à seccional de Icoaraci. Lá, foi autuado por tráfico de drogas e corrupção ativa, de acordo com informações do delegado Renato Vanghon.
A CAÇA

Na unidade policial, o aspirante Rubens Barros afirmou que “Rogerinho” estava sendo procurado há vários meses pela polícia. “Ele estava mandando e desmandando na área do Paracuri. Ele é tão audacioso que chegou a invadir uma “boca de fumo” conhecida por “Jacó”.
O delegado Renato Vanghon recordou que “Rogerinho” é acusado de ser mandante de um assassinato no qual a vítima foi morta com diversos golpes de machado.
Além disso, ele é acusado de envolvimento em outros homicídios cometidos no distrito de Icoaraci. Todas as acusações serão investigadas pela polícia. Em depoimento, “Rogerinho” negou ser o proprietário dos entorpecentes e afirmou não ter invadido a “boca de fumo” Jacó. Familiares dele não quiseram falar com a imprensa.
Fonte:Diário do Pará
Foto: Keilon Feio
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144861-um-dos-mais-temidos-de-icoaraci-sai-de-cena.html

Castanhal-Pa: Revolta marca velório do cabo da PM assassinado

Pará,Sábado, 23/04/2011
Revolta, indignação e muita tristeza marcaram os momentos de despedida do cabo Ronielson Furtado de Andrade, 37 anos, assassinado na quarta-feira (20), em Castanhal, nordeste do estado.

Ronielson estava na polícia militar há 17 anos e atualmente fazia parte da guarnição de Rádio Patrulhamento do 5º BPM no município. Segundo informações repassadas por testemunhas, o crime ocorreu às 18h30, quando o PM estava na avenida Magalhães Barata, em frente à loja Esplanada, no centro da cidade. Ele desceu da sua motocicleta, uma Brós vermelha, deixou o capacete sobre o retrovisor, a chave no contato do veículo e estava parado falando ao celular quando foi surpreendido pelo criminoso que efetuou quatro disparos. Um deles teria atingido o braço do policial. O ferimento, que não causou sangramento externo e que era aparentemente tratável, fez grandes estragos, pois o projétil ficou alojado e pode ter alcançado a veia aorta provocando hemorragia interna.

O cabo foi socorrido por colegas da guarnição RP e chegou a ser encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Os médicos tentaram estabilizar a situação para encaminhá-lo ao Metropolitano, em Ananindeua, mas os batimentos cardíacos foram diminuindo drasticamente. Pouco tempo depois, o policial morreu.

Ainda segundo as informações de testemunhas, o assassino estava na companhia de um comparsa que teria permanecido numa motocicleta que ficou estacionada do outro lado da BR-316, nas proximidades do prédio do Fórum. O criminoso se aproximou de “cara limpa”, sem máscara ou capacete e efetuou os tiros. Depois tomou rumo desconhecido com o apoio do comparsa que o aguardava.

Na quinta-feira (21) após a realização do exame de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves o corpo foi liberado e encaminhado ao “Beta Zero”, quartel da avenida Barão do Rio Branco, no centro, onde parte do velório aconteceu.

Parentes, amigos e comandantes da PM em Castanhal deram o adeus ao companheiro.

SEPULTAMENTO

Com o consentimento da família do cabo, o corpo permaneceu na cidade até as 16h antes de ser encaminhado para a comunidade de Itajuba, no município de Curuçá, onde ocorreu o sepultamento.

Por lá, a mãe e os 3 filhos do policial ainda o aguardavam para prestar suas homenagens. Viaturas do comando e vários amigos acompanharam o traslado.

O tenente coronel Elder Ribeiro, comandante do 5º BPM, participou das homenagens de despedida do Cabo Ronielson. Ele falou com orgulho da dedicação do policial com a sua corporação. “Pra nós fica um grande exemplo de vida, um grande exemplo de ser humano, que dentro da sua humildade, pois isso era muito transparente nele, viveu a polícia como se fosse a sua vida, a sua família, na defesa da sociedade, na defesa da sua instituição”.

Conhecido por encarar sua função com firmeza, sem perder o bom humor, o cabo era bastante querido pelos colegas da corporação. O comandante lembrou que a humildade dele estava em primeiro lugar.
“As nossas dificuldades materiais não pesavam pra ele. O que pesava era o cumprimento da missão. Ele era feliz, era um excelente policial militar, cumpridor do seu dever e o chamado ‘linha de frente’”.

Sobre as investigações quanto ao crime, o comandante lembrou que a PM está agindo com cautela e espera prender o assassino. “Fica o pesar, a tristeza. A gente não vai descansar enquanto não tentar colocar atrás das grades quem fez esse mal pra sociedade como um todo, pois essa perda, de coração, não é da Polícia Militar do Estado, é uma perda de todos nós, cidadãos de bem”.

DENÚNCIAS

Quem souber de qualquer informação que possa ajudar nas investigações pode entrar em contato pelos números do Ciop Castanhal: 190 ou 193 / (91) 3721-3000 / 8398-2040 / 8844-4011.


Fonte:Divânia Batista/ Correspondente do Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144871-revolta-marca-velorio-de-pm-assassinado.html

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pará: Saída para o feriado teve um acidente fatal

Pará,Sexta-Feira, 22/04/2011
Acidente em Irituia teve as duas vítimas fatais do início de feriado
Saída para o feriado teve um acidente fatal (Foto: Andrey Monteiro)
(Foto: Andrey Monteiro)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço das ocorrências desta quinta-feira (21) primeiro dia de feriado prolongado nas estradas do Estado do Pará.

De acordo com as estatísticas divulgadas pela PRF, nas barreiras e postos de fiscalização 828 veículos foram fiscalizados e 15 ficaram retidos, 942 multas foram aplicadas, 187 testes de bafômetro foram realizados, 10 carteiras de habilitação foram recolhidas e uma pessoa foi presa.

Foram registrados 27 acidentes, nos quais 16 pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram, vítimas de um mesmo acidente ocorrido por volta das 14h, na altura do quilômetro 07 da BR-010, no Município de Irituia.

Acidente fatal na BR-010

Valdeir Junior Coelho Ferreira pilotava uma motocicleta que trafegava no sentido Irituia - São Miguel do Guamá, quando colidiu frontalmente com um caminhão. Valdeir e sua companheira, identificada como Elizete Rodrigues Silva, morrerram na hora.

O motorista do caminhão, Orlando Boução Cunha, afirmou que a moto invadiu o sentido contrário da rodovia quando tentava realizar uma ultrapassagem em alta velocidade. A força do impacto mutilou os corpos das vítimas.

Orlando foi encaminhado para a Delegacia de Irituia, onde prestou depoimento foi liberado para responder pelo inquérito em liberade.

Fonte:DOL
Foto:Andrey Monteiro
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144763-saida-para-o-feriado-teve-um-acidente-fatal.html

Manaus-AM:Corpos de paraenses mortos em acidente de avião seguem hoje para Santarém

Pará,22/04/2011
Os corpos dos dois paraenses que estavam entre os sete tripulantes que morreram na queda de um avião que saiu de Manaus com destino a Santarém na quinta-feira (21) devem deixar o aeroporto manaura por volta das 15h desta sexta, com sentido a cidade mocoronga.


De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), os corpos das vítimas paraenses, Janilce Oliveira e Magno Souza, que eram funcionárias da empresa Amazonaves, a qual o avião pertencia, devem ser liberados do IML (Instituto Médico Legal) local por volta das 14h. Em seguida, eles serão colocados em um dos três aviões da Amazonaves, que transportará os corpos da tripulação. Além dos dois que serão levados para Santarém, os aviões levarão corpos para Boa Vista (AP). 


Entre os mortos, estão ainda o dono da empresa (Antônio Picão Neto), a mulher dele (Luciana Fernandes Picão) e o filho (Mateus Henrique Picão), de 12 anos, também morreram. As demais vítimas são Valdeir Alencar da Silva e Kelly Cidrônio dos Santos.



O Seripa (Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos) abriu inquérito para investigar as causas do acidente. Um laudo preliminar deve ser divulgado em trinta dias.



Redação Portal ORM / TV Liberal
Entenda o Caso.
Avião de pequeno porte cai em Manaus
Pará,21/04/2011

Um avião de pequeno porte caiu logo após a decolagem no aeroporto de Manaus, no início da tarde desta quinta-feira (21), segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Sete pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram.


O acidente ocorreu por volta de 14h50 (horário local). Segundo a Infraero, a aeronave caiu de bico no gramado da lateral da pista. O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens até as 15h25 (horário local).


Ainda de acordo com a Infraero, o acidente não provocou cancelamentos ou atrasos de voos. As operações ocorrem normalmente.


O avião, que pertence à empresa Amazonaves, seguia para a cidade de Santarém (PA). Entre as vítimas estão o dono da aeronave e um menino de 12 anos. O adolescente levava um cachorro, que também não sobreviveu.


Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já estão no aeroporto e analisam os destroços da aeronave. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

G1
Mais Notícias
Pará,23/04/2011.
Corpos de dois paraenses vítimas de acidente aéreo em Manaus foram enterrados em Santarém hoje (23).
Vejá o video


Fonte:Redação Portal ORM / TV Liberal /G1
Foto:Portal ORM
link do video:http://www.orm.com.br/2009/videos/videos_mais.asp?id_fonte=&id_video=14560
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Prédio centenário desaba no bairro do Comércio.(centro)

Pará,22/04/2011
Acidente ocorreu por volta das 2h de ontem (21), no Comércio. Escombros ocuparam parte da rua João Alfredo.


Parte de um prédio histórico desabou, na madrugada de ontem, no bairro do Comércio. Ninguém estava por perto no momento da queda. A edificação, que tinha dois pavimentos, fica na esquina da rua Conselheiro João Alfredo com a travessa Campos Sales. Os escombros tomaram parte da João Alfredo. Algumas barracas e parte da rede de energia elétrica foram atingidas pelo desabamento.

O perímetro ao redor do prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, já que ainda existe a possibilidade de uma parede da construção desabar. Enquanto o imóvel não for avaliado e periciado, o tráfego de pedestres só pode ser feito pela pela travessa Frutuoso Guimarães, avenida 16 de Novembro, rua Manuel Barata e travessa Padre Eutíquio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o prédio é um anexo da loja de confecção Riachuelo e servia de depósito e guardava arquivo.

Em função do feriado de Tiradentes, o movimento de pessoas no local estava reduzido e poucas lojas abriram na manhã de ontem. Barracas de ferro de vendedores ambulantes que estavam montadas ao redor e às proximidades do prédio foram destruídas. Doze barracas foram atingidas. A metade delas foi totalmente destruída e a outra parte sofreu danos.

Até o final da manhã, nenhum ambulante das barracas atingidas apareceu no local do desabamento. Com a queda da construção, cabos de fornecimento de energia elétrica foram arrancados. Um poste foi tirado do eixo e ameaçava cair por conta dos fios que foram puxados. Funcionários da concessionária de energia elétrica foram acionados para fazer a troca dos cabos e do poste. Parte do centro comercial ficou sem energia elétrica durante o dia. O fornecimento só foi restabelecido à tarde.

Antes de se iniciarem os trabalhos de manutenção da rede elétrica, os funcionários da concessionária de energia aguardavam a vistoria do Corpo de Bombeiros para avaliar se seria necessária ou não a demolição da parede lateral do prédio, que está comprometida, na travessa Campos Sales. Portanto, os trabalhos de manutenção da rede elétrica só puderam ser realizados do lado de fora do prédio. Uma guarnição dos Bombeiros isolava a área para evitar o trânsito de pedestres no local.

'Não sabemos se tem mercadoria dentro. Sabemos que ele era usado como galpão. O Ciop (Centro Integrado de Operações Especiais) nos acionou e o desabamento aconteceu por volta das 2 horas. O poste de ferro era antigo e acabou não aguentando. O prédio é centenário', disse o subtenente Silvio, do Corpo de Bombeiros.

A corporação acredita que a chuva da madrugada tenha contribuído para o desabamento, pois os escombros estavam aparentemente molhados. Já o subtenente Ezequias levantou a hipótese de que o piso de madeira do segundo andar do prédio pode ter forçado as paredes do prédio que, por isso, foram ao chão. Mas apenas a perícia dos órgãos competentes, como Bombeiros, Defesa Civil e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, podem informar as verdadeiras causas do desabamento.

Os estabelecimentos em frente e ao lado do prédio foram impedidos de abrir, pois havia risco de novo desabamento. 'É um perigo isso aí. A maioria dos prédios é antiga. Foi uma sorte imensa não ter movimento e das lojas não estarem abertas. Já imaginou se tivesse alguém embaixo? A gente fica preocupado com o que pode acontecer', disse o vendedor Jonas Monteiro, que trabalharia em frente à construção.

A Defesa Civil Municipal também iria fazer uma vistoria na área do desabamento. Um responsável da loja se apresentou ao Corpo de Bombeiros, mas negou à reportagem que estivesse ligado ao estabelecimento comercial e não falou sobre o assunto. O prédio está em uma área em que a maioria das construções históricas são tombadas como patrimônio histórico. A reportagem tentou contato com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Belém, em vão.
Fonte: Amazônia Jornal on line
Foto: Portal ORM
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Castanhal-Pa:Adolescente de 16 anos morre com tiro na cabeça às proximidades do colégio Encarnação.

Pará,22/04/2011

Um adolescente de 16 anos foi assassinado a tiros, na noite de anteontem, em Castanhal. O crime ocorreu por volta de 22h30, na alameda Ceará, às proximidades do colégio Encarnação. O adolescente havia acabado de sair da escola e estava a caminho de casa quando foi surpreendido pelo assassino, que atirou na cabeça da vítima. O adolescente faleceu no local, sendo o corpo removido e encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal.

O rapaz pode ter sido morto por engano, já que era apontado no município como um rapaz de bem. "Não havia motivos para ninguém assassiná-lo, pois era um menino direito e estudioso. A única explicação para este crime é que ele tenha sido morto por engano, já que não havia nada que desabonasse a conduta dele. Todos que conheciam este rapaz estão chocados com esta morte trágica, pois era um jovem cheio de vida", disse o feirante Marcelo Augusto Pereira da Silva.

Segundo ele, a vítima trabalhava durante o dia e estudava à noite. "Apesar de muito novo, era um menino trabalhador. Ele me ajudava com a venda de frutas na feira e era bem visto pelos clientes que frequentavam o local. Estava fazendo cursos técnicos, pois tinha vontade de vencer na vida. No momento em que foi atingido ele retornava para casa na companhia de um amigo. Morreu a cerca de 300 metros da casa dele", lamentou o feirante. O crime está sendo investigado pela Delegacia de Castanhal. Uma guarnição policial fez ronda pelas ruas do bairro durante todo o dia de ontem. Até o final da manhã a polícia não tinha nenhum informação sobre o autor do homicídio.
Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Castanhal-Pa:Cabo da PM é assassinado ao saír de uma loja no centro da cidade

Pará,22/04/2011

Dois homens que estavam em uma motocicleta atiraram quando o policial saía de uma loja em Castanhal

Um cabo da Polícia Militar foi morto a tiros no início da noite de anteontem, em Castanhal, no nordeste paraense. O homicídio ocorreu por volta de 18 horas, quando o policial Ronielson Furtado de Andrade, de 37 anos, saía de um estabelecimento comercial localizado na avenida Magalhães Barata, no centro da cidade. O cabo ainda chegou a ser socorrido e levado ao hospital local, mas faleceu logo após ter dado entrada na unidade de saúde.

O cabo Ronielson estava há 16 anos na Polícia Militar do Pará e era lotado no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Castanhal. Segundo apurou inicialmente a polícia, o crime foi praticado por dois homens que estavam em uma motocicleta. A polícia acredita que a vítima tenha sido seguida pelos acusados, que aguardaram o momento em que o cabo deixava o local para atirar. No momento da execução, várias pessoas caminhavam pelo centro do município, mas ninguém reconheceu os assassinos. Até o final da manhã de ontem os assassinos ainda não haviam sido localizados.

De acordo com o tenente coronel Hélder Ribeiro, comandante do 5º BPM, o cabo Ronielson era visto como um policial de boa conduta na corporação. "Era um militar muito atuante e que trabalhava visando o combate a criminalidade. Não temos muita informação sobre o crime, pois tudo ainda está sendo investigado, mas sabemos que o policial estava de folga e que foi abordado por dois desconhecidos que já o aguardavam no local", declarou o comandante Hélder, que acompanha o caso. "Tudo está sendo levantado corretamente para que os culpados por este crime sejam identificados. Estamos com nossa equipe nas ruas no intuito de prender os acusados", completou o oficial. O homicídio está sendo investigado pela Divisão de Homicídios de Castanhal.
Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa: Motorista preso por tentativa de homicídio após invadir avenida na Contramão no Bairro do Umarizal

Pará, 22/04/2011

Motorista foi preso por tentativa de homicídio após invadir avenida no Umarizal e se chocar com motocicleta

Está preso por tentativa de homicídio o administrador de empresas Vanderlei Paiva Pinheiro. Segundo a polícia, ontem, por volta das 10h30, ele dirigia perigosamente um Chevrolet Prisma, de cor prata, placas HGV-6460, ao longo da avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal, em Belém, quando entrou em sentido contrário na avenida Senador Lemos e colidiu violentamente com Waldenize da Silva Braga, que pilotava uma motocicleta. O caso foi registrado na Central de Flagrantes (Ceflag), situada na 2ª Seccional Urbana de São Brás, pelo delegado José Maria Alves Pereira.

De acordo com o entendimento do delegado, Vanderlei assumiu o risco de provocar a morte da vítima, por isso, foi enquadrado em tentativa de homicídio e autuado em flagrante. "A partir do momento que ele (Vanderlei) entrou no carro alcoolizado, conforme constatamos quando ele chegou aqui na seccional, deu a partida no veículo e saiu às ruas, ele assumiu o risco de provocar um acidente que poderia gerar a morte dele ou de outras pessoas. Além disso, se eu simplesmente o liberasse ele poderia provocar outro acidente ainda mais grave e talvez com vítima fatal", justificou o delegado José Maria.

No local, a vítima foi assistida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), contudo não havia sofrido nenhuma lesão séria, o que o próprio delegado considerou um "milagre". Ainda segundo o delegado, o condutor do veículo se recusou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro), o que é garantido por lei.

Somente por volta das 17 horas, a esposa de Vanderlei foi comunicada do ocorrido e se dirigiu para a Ceflag, onde levou roupas para o marido, que usava trajes sociais. Vanderlei e a esposa, que preferiu não se identificar, ficaram preocupados quando souberam da tipificação do crime, previsto no artigo 121 do Código Penal, pois acreditavam, segundo o delegado, que seria afiançável.
Ele segue recolhido e já está à disposição da Justiça. O acusado não quis dar entrevista.
Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Grave acidente deixa motorista preso nas ferragens no Bairro de Nazaré

Pará, 22/04/2011        

Um grave acidente deixou um motorista preso nas ferragens, na tarde desta quinta-feira (21), no bairro de Nazaré. Foi uma colisão entre um ônibus da linha Tapanã-Ver-o-peso, com um veículo modelo Sorento. O veículo ficou completamente destruído.




A colisão aconteceu por volta das 18h, na esquina da Avenida Governador José Malcher com a Rui Barbosa. O motorista do Sorento ficou preso nas ferragens e foi retirado rapidamente por homens do Corpo de Bombeiros. Ele teve ferimentos graves na cabeça e nos braços e foi encaminhado para um hospital particular no bairro do Umarizal.





A vítima foi identificada como o engenheiro Daniel S. Segundo passageiros do ônibus, ele teria avançado o sinal ao atravessar a Governador José Malcher. 'Uma moto avançou e ele deve ter pensado que dava para passar e não viu que o ônibus vinha pela José Malcher. O motorista do ônibus não teve tempo de frear', disse o funcionário público, Antônio Sales, 69 anos, passageiro do coletivo, onde ninguém ficou ferido.





O motorista do ônibus, Rosário Reis, se defendeu confirmando a versão do passageiro. 'Quando eu vi, não dava mais tempo de frear', afirmou.

Uma das faixas da pista chegou a ficar interditada.
   
Fonte:Redação Portal ORM
Fotos: Pedro Cavalcante (Estagiário/ Portal ORM)
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Belém-Pa:Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-316 no município de Marituba.

Pará,Quinta-Feira, 21/04/2011

Por volta de 17h de hoje (21), três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão baú, ocorrido no quilômetro 15 da BR-316, sentido Marituba – Ananindeua, no município de Marituba.

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-316 (Foto: Cézar Magalhães)
(Foto: Cézar Magalhães)
Testemunhas relataram que o caminhão baú, que tinha dois ocupantes, fez o retorno e pegou a BR-316 no sentido Marituba – Ananindeua, e ainda reduziu a velocidade para passar em uma lombada, quando foi atingido por trás pelo carro de passeio. No carro estava apenas o motorista, identificado como Evandro de Oliveira, de 19 anos, que estaria dirigindo em alta velocidade, de acordo com o relato das testemunhas.O carro ficou completamente destruído.

Com o choque, Evandro teve várias escoriações na cabeça e no corpo. Já o motorista do caminhão baú, identificado como Gil Oliveira, e o outro ocupante, o promotor de vendas Ruan Pablo, tiveram ferimentos leves na cabeça.

Uma ambulância do Samu foi acionada e fez o atendimento às vítimas do acidente.
Fonte:Soraya Wanzeller/DOL, com informações do Diário do Pará
Foto: Cézar Magalhães
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144676-tres-pessoas-ficam-feridas-em-acidente-na-br-316.html

Belém-Pa: Escola Estadual Palmira Gabriel;PM e diretores definirão ações contra violência

Pará,Quinta-Feira, 21/04/2011

Uma reunião já está marcada para a próxima semana, entre o comando da 8ª Zona de Policiamento (Zpol), responsável pelo Distrito de Icoaraci, em Belém, e a direção da Escola Estadual Palmira Gabriel, para discutir ações destinadas a coibir a violência.
No início da tarde de ontem (20), a escola foi invadida por cerca de nove homens, armados de terçados e revólveres, e roubaram pertences de alunos e professores. Policiais militares chegaram em seguida à escola.

Segundo o comandante da 8ª Zpol, capitão Martins, que esteve no local logo após a invasão, o bando tem adolescentes entre seus integrantes, já conhecidos pela polícia por prática de outros crimes na área.

O capitão informou que os invasores entraram pelos fundos da escola, que não tem muro, apenas uma cerca de arame. A mata fechada atrás do estabelecimento favoreceu a ação do bando.

Ao entrarem nas salas de aula, houve um princípio de pânico entre os alunos. O capitão Martins garantiu que não aconteceu tiroteio, como chegou a ser noticiado por veículos de comunicação. Segundo ele, um estudante foi agredido em um dos braços, por um dos acusados armado de terçado, e uma aluna levou um tapa no peito.

Quem primeiro chegou ao local foi a viatura 9304, do Policiamento Interativo, tendo à frente o cabo Queiroz. Em seguida chegaram uma viatura da Cipoe (Companhia de Policiamento Escolar), que faz ronda na área, quatro PM em motocicletas e a viatura da Zpol.

Após verificarem que não havia nenhum ferido grave, os policiais começaram a ouvir os estudantes e professores, para levantar as características físicas dos acusados. Eles também conversaram com a direção da escola, quando marcaram a reunião para a próxima semana.
Fonte:DOL / (Secom)
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144694-pm-e-diretores-definirao-acoes-contra-violencia.html

Belém-Pa:Ladrões invadem escola Palmira Gabriel e deixam alunos feridos na Augusto Montenegro

Pará,Quinta-feira, 21/04/2011
Bando roubou alunos da escola Palmira Gabriel, na Augusto Montenegro. Um aluno foi agredido e ferido com terçado.

Funcionários e estudantes sofreram o segundo ataque de criminosos em uma semana dentro da escola estadual de ensino fundamental e médio Palmira Gabriel, na Augusto Montenegro. Ontem, por volta de 14h30, nove ladrões armados com facas e terçados entraram pelos fundos do estabelecimento de ensino aproveitando a cerca baixa de arame farpado, único obstáculo para separar a área escolar de um matagal. Eles renderam a turma da 7ª série, roubaram mochilas e celulares dos alunos e agrediram um adolescente com uma terçadada no braço.

O garoto agredido, de 16 anos, foi encaminhado para o Hospital Abelardo Santos, segundo o gestor da Unidade Seduc na Escola (USE) 11, Walter Cruz, e passa bem. Ele garantiu que o estudante não foi ferido, porém, alunos sustentam que o adolescente sofreu um ferimento leve devido a agressão feita por um dos bandidos. Outra aluna, também do 3º ano, em estado de choque, foi atendida e encaminhada para atendimento médico e depois voltou para casa.

O bando era formado por jovens, aparentando ainda menoridade, e existe suspeita de que entre eles houvesse ex-alunos da escola. Segundo informações de testemunhas, eles queriam roubar aparelhos da sala de informática e pertences dos alunos e professores. Na sexta-feira passada, dia 15, três computadores foram furtados da Palmira Gabriel, de acordo com o relato de vários estudantes que ainda estavam em frente à escola, por volta das 17 horas.

'O menino saiu com o braço sangrando, e eles (os ladrões) pegaram nas partes íntimas de uma aluna também na hora do assalto', disse um menino de 12 anos, estudante da 5ª, ainda assustado com a situação. Outro colega de turma dele, também de 12 anos, confirmou que a escola foi roubada na sexta-feira passada. 'Só tem uma cercazinha de arame. É muito fácil entrar. Tem até um caminho lá que dá no meio do mato, onde tem um campinho. Ficam uns maconheiros lá sempre', contou o garoto.

O gestor da USE 11, responsável por 20 estabelecimentos escolares da área, afirmou que 'ainda está tomando pé da situação das escolas'. 'Assumiu o cargo recentemente', frisou o funcionário da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Porém, ele declarou que já pediu que a área de vegetação atrás da escola Palmira Gabriel seja limpa e um muro alto seja construído. Walter não permitiu o acesso da impressa ao local sob a justificativa de que o lugar deveria ser preservado para as investigações da polícia.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) informou 'que, antes mesmo do lamentável episódio já estivera na unidade de ensino, inclusive na manhã de hoje (ontem), fazendo levantamento para a capinação da área dos fundos da escola e da elevação da altura do muro'. No comunicado, o órgão estadual disse que 'a obra está confirmada para se iniciar na próxima segunda-feira, 25'.

O major Marcos Barros, do Comando de Policiamento Escolar (Cpoe) da Polícia Militar, afirmou que a polícia está no encalço do grupo que invadiu a 'Palmira Gabriel'. 'Estamos fazendo buscas para tentar capturar os suspeitos a partir da informação que colhemos na escola', ressaltou ele. Segundo informações coletadas no local, os envolvidos podem ser moradores da área de ocupação Fé em Deus, situada próximo ao conjunto habitacional Tenoné.

Estiveram na tarde de ontem na Escola Palmira Gabriel, além dos homens da Cpoe, vários policiais em viaturas da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) e da 8ª Zona de Policiamento (Zpol) da Polícia Militar. Os policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil também foram até lá fazer as primeiras investigações. No entanto, até o começo da noite de ontem, nenhum suspeito foi detido ou preso pelo roubo aos alunos.

Estudantes relatam clima de insegurança

Na fachada da escola Palmira Gabriel, o cartaz colorido avisa: 'Aqui você encontra: companheirismo, determinação, amizade, partilha, harmonia, compromisso, amor e paz'. Mas não é bem o que dizem alunos, pais e responsáveis de quem lá estuda. Com um filho de 10 anos matriculado na 5ª no turno da tarde, Lucileide Pinheiro, 32 anos, estava passando de ônibus quando viu várias viaturas da polícia e a imprensa na frente da escola. 'Fiquei desesperada. Só pensei no meu filho. Aqui não tem segurança nenhuma', criticou, chorando.

Lucileide lamenta não ter opção para o filho e a filha, que estuda pela parte da manhã, na Palmira Gabriel. 'A gente mora no (conjunto habitacional) Eduardo Angelim. É a única escola aqui perto. E não tem segurança nenhuma. Sempre há história de gente invadindo a escola. Quando vão fazer alguma coisa?', questiona. A mãe de aluno, quando viu a movimentação da polícia e dos jornalistas, pensou no pior. 'Só quero agora ir para casa e abraçar meu filho, saber se ele está bem', disse ela.

Já as crianças, pela conversa, demonstram que estão habituadas ao clima de tensão, embora observem que é preciso uma ação para prevenir crimes e violência dentro da escola. Um adolescente de 16 anos disse que é comum a entrada de pessoas por trás do estabelecimento. 'A gente que estuda aqui não se sente seguro. Temos medo. A gente é ameaçado também. Fica essa sensação de que pode acontecer alguma coisa muito ruim, tipo o que houve no Rio de Janeiro (episódio em Realengo com o fim trágico de 12 crianças assassinadas)', assinalou.

O estudante também menciona que foram roubados três computadores na semana passada, quando bandidos invadiram a escola e furtaram os equipamentos da sala de informática. A informação dele contrasta com as evasivas do gestor da Unidade Seduc na Escola 11, Walter Cruz, e do major Marcos Barros, do Comando de Policiamento Escolar (Cpoe) da Polícia Militar. Ambos dizem desconhecer o incidente anterior à invasão de ontem.


Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Taxista vira refém por mais de uma hora

Pará,Quinta-feira, 21/04/2011
A taxista Roseane Araújo, 41 anos, foi feita refém na tarde de ontem por mais de uma hora, por dois bandidos que a abordaram na travessa Antônio Baena. Eles percorreram vários locais da cidade e abandonaram a taxista na avenida Dalva, no bairro da Marambaia. Os dois fugiram.

Segundo a vítima, os momentos de medo começaram por volta das 14h quando ela estava na Antônio Baena. Ela contou que, ao entrarem no táxi, colocaram a arma na cabeça dela e ordenaram que ela dirigisse rápido pela cidade. Ela contou que eles mandaram entrar na avenida Dalva. Ao chegarem lá, um veículo do modelo Siena, estava esperando por eles. Os dois saíram correndo do táxi e fugiram quando entraram no outro carro.

Segundo Roseane, os colegas perceberam que algo estava errado, devido ao sistema de segurança que é usado pela cooperativa deles, localizada na avenida Visconde de Souza Franco. Mesmo com o monitoramento, os taxistas dizem que não se sentem totalmente seguros devido a falta de policiamento no local e em áreas de risco da cidade.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131374-TAXISTA+VIRA+REFEM+POR+MAIS+DE+UMA+HORA.html

Belém-Pa: 'Conto do paco' manda sogra e nora pro xadrez

Pará,Quinta-feira, 21/04/2011
Uma antiga praticante do velho truque conhecido como “conto do paco”, após um tempo “afastada”, retornou ontem ao convívio das Seccionais. Para completar, há outra “praticante” da “parada”, sendo que a nora é aprendiz da sogra e, coincidentemente, foram abordadas pelas próprias vítimas, em locais distintos, apresentadas na Seccional de São Brás quase na mesma hora, na tarde de ontem.

Islaiana Raiol Cardoso e Marinez da Silva Costa, sogra e nora, vinham aplicando vários golpes em frente a diversos pontos comerciais da cidade, como shoppings centers, bancos e lojas.

Na tarde de ontem, as duas estavam em pontos diferentes e foram presas por pessoas que tinham sido suas vítimas. O curioso é que as duas foram apresentadas na Seccional de São Brás e juntas foram autuadas em flagrante.

Regiane Lobo foi vítima da dupla anteontem, ela saía de um shopping quando ocorreu o episódio. “Elas fingiram que não se conheciam, aí caiu um bolo de dinheiro da bolsa dela (de Marinez) eu vi e avisei pra ela, aí nisso a outra já parou do meu lado e confirmou o descuido”, disse a vítima.

Com isso, Marinez deu início ao golpe. Ela pediu que a vítima fosse até o seu local de trabalho para falar com seu chefe, pois ele não estava acreditando na versão dela. “Ela passou uma lábia que eu fiquei perdidinha: ela foi e voltou e disse que eu deixasse as minhas coisas com ela e que eu fosse até ao chefe dela explicar a situação”. Regiane foi até ao local indicado, voltou para encontrar as golpistas e não mais as encontrou.

Regiane percebeu então que tinha caído no “conto do paco” e tinha perdido a bolsa com dinheiro e documentos junto com a calça e a blusa que tinha acabado de comprar. Ontem, Regiane saiu do trabalho e foi almoçar quando, de repente, reconheceu uma das golpistas e, pior, ela estava utilizando o seu celular e vestida com a calça jeans que Regiane tinha comprado.

“O meu colega de trabalho estava comigo e ele me ajudou a abordar ela, em seguida chamamos a polícia”, festejou Regiane.Também na tarde de ontem Glória Teixeira estava dentro do ônibus quando avistou Marinez. Na terça-feira passada, ela caiu no mesmo golpe em frente a uma agência bancária. Os policiais militares fizeram a abordagem e levaram Marinez para a Seccional de São Brás.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131382-CONTO+DO+PACO+MANDA+SOGRA+E+NORA+PRO+XADREZ.html

Belém-Pa:Cabeleireiro é assassinado a golpes de tesoura no bairro da Marambaia

Pará,Quinta-feira, 21/04/2011
Final da noite de anteontem e policiais da 5ª ZPol receberam uma denúncia anônima por meio do telefone interativo da referida zona de policiamento.

O denunciante informou que conseguiu ouvir dois indivíduos comentarem às proximidades da rua B do conjunto Pedro Álvares Cabral, no bairro da Marambaia, que haviam assassinado um homem.

Diante da informação, os policiais da viatura 9117, comandados pelo sargento Lemos, deslocaram-se para o local. Ao chegarem ao endereço, os PM’s perceberam que a porta de um salão de beleza localizado na rua B não estava totalmente fechada. O detalhe chamou a atenção e eles resolveram checar. Ao abrirem o estabelecimento, os policiais se depararam com o corpo de um homem.

Dessa maneira veio à tona o assassinato do cabeleireiro Elson de Lima Matos, de 40 anos, encontrado despido e com várias perfurações pelo corpo.

O estabelecimento se encontrava repleto de sangue e com diversas moedas espalhadas pelo chão e indícios de que houve luta corporal. Além de local para trabalhar, a vítima utilizava o ambiente como residência.
PERÍCIA
Com a constatação do crime, a Divisão de Homicídios, da Polícia Civil, foi acionada e peritos do Centro de Periciais Renato Chaves compareceram ao local. Teve início a um cuidadoso serviço de apuração e coletas de materiais.

Inicialmente, uma chave de fenda e duas tesouras foram encontradas. Após um minucioso levantamento, os peritos informaram que somente as tesouras foram utilizadas para atingir o cabeleireiro.

FERIMENTOS

Peritos afirmaram ainda que a vítima foi ferida na cabeça, no pescoço e no peito direito. Ao todo, o corpo de Elson apresentava 15 perfurações. O delegado Arnaldo Mendes e policiais da Divisão de Homicídios consultaram familiares a respeito do horário que a vítima costumava fechar o salão de beleza. A irmã de Elson garantiu que, geralmente, ele encerrava o trabalho por volta das 20 horas.

FAMÍLIA

Deia de Lima Matos, mãe de Elson, não conseguia conter a dor diante da tragédia. “Eu nunca pensei que isso fosse acontecer comigo, meu Deus! A minha família nunca se envolveu em confusão”.

Instantes depois, familiares e a polícia verificaram que alguns objetos e R$ 360,00 haviam sido roubados do salão de beleza. O fato revoltou ainda mais Deia. “Eu não acredito, eles levaram tudo do meu filho!”.

Segundo a família, o dinheiro seria usado para pagar o aluguel do estabelecimento. Um dos objetos roubados foi o celular da vítima. O delegado Arnaldo Mendes informou que, provavelmente, será solicitada à Justiça permissão para que o aparelho seja rastreado. “Há dois suspeitos, um deles seria adolescente. Com certeza, eles conheciam a vítima, pois não há sinal de arrombamento”.

SUSPEITOS
Um irmão do cabeleireiro esteve no salão por volta de 19h30. Na ocasião, ele cortou o cabelo com Elso e quando se retirava do local presenciou a chegada de dois indivíduos em uma bicicleta. “Eles perguntaram se pintava cabelo aqui”, relembrou o irmão aos policiais. Naquele momento, ele desconfiou da aproximação da dupla.

Ao mesmo tempo, três mulheres chegaram ao estabelecimento e ele resolveu ir embora. Uma testemunha relatou que um dos dois indivíduos citados pelo irmão de Elson estava vestido com uma camisa da Escola Estadual Cordeiro de Farias a aparentava ser adolescente. O outro era moreno, magro e tinha uma tatuagem com um nome em um dos braços.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131371-CABELEIREIRO+E+ASSASSINADO+A+GOLPES+DE+TESOURA.html

Belém-Pa:Acusado de estuprar menino é espancado por vizinhos no bairro da Maracacuera, Icoaraci.

Pará,21/04/2011

Um menino de dois anos teria sido violentado, na sexta-feira passada, na casa onde mora com sua mãe na alameda Barreto, área do Recanto Verde, bairro da Maracacuera, Icoaraci.

A mãe do menino deixou a criança sozinha, segundo afirmou, por 30 minutos, enquanto ia até uma mercearia comprar cigarros.

Foi nesse período que a violência sexual teria acontecido. Ela acusa um ex-namorado seu de ter seviciado a criança. Trata-se de Raimundo Cícero Vieira da Silva, 27 anos, e que ontem foi agarrado por vizinhos, na citada alameda e espancado. Somente não morreu, porque uma guarnição da PM que fazia ronda na área, o socorreu.

Raimundo foi apresentado ao delegado Paulo Guilherme, de plantão na seccional da vila. Ele ouviu o rapaz, porém o liberou, mandando que comparecesse no próximo sábado à sua presença, para prestar novos esclarecimentos.

É que, como o estupro do menino teria acontecido na última sexta-feira, e não havia provas, apenas indícios do delito cometido, ele foi liberado.

ABANDONO

A criança foi encaminhada ao Propaz, para exames, já que a vítima se queixa de dores na região anal.

Segundo o delegado, a mãe da criança também poderá ser indiciada pelo crime de abandono de incapaz.
O delegado informou que se ela não deixasse o menino sozinho, nada teria ocorrido.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131381-ACUSADO+DE+ESTUPRAR+MENINO+E+ESPANCADO.html

Marabá-Pa:Sargento da PM morre em acidente automobilístico na PA-150

Pará,21/04/2011
O sargento da Polícia Militar, Gerson Vaz Nascimento, 31 anos, comandante do Destacamento da PM de Nova Ipixuna, morreu no início da tarde de ontem em um acidente automobilístico na PA-150, a 40 km de Marabá. De acordo com o sargento PM Amoras, que esteve no local acompanhando a retirada do corpo do colega, o sargento seguia sozinho na viatura, indo de Marabá em direção a Nova Ipixuna.

A cerca de 6 quilômetros daquela cidade, houve uma colisão com um caminhão carregado com tomates. O sargento Vaz morreu na hora e seu corpo ficou preso às ferragens, enquanto o motorista do caminhão de placas HPI-6533, de Marabá, pegou carona em uma motocicleta e fugiu do local do acidente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e demorou mais de duas horas para serrar as ferragens e retirar o corpo do militar, que foi levado para o Instituto Médico Legal de Marabá, onde passou por necropsia.

O sargento Gerson Vaz estava há 13 anos na Polícia Militar, era casado e deixa dois filhos.

Fonte:Amazônia Jornal on line
VIDEO:You Tube.com.Diário do Pará
LINK DO VIDEO:http://www.youtube.com/watch?v=kmbsy0nZepQ
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Colisão - Caminhão e ônibus se chocam na rodovia Augusto Montenegro

Pará, 21/04/2011
Mais um acidente
Um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus, ontem, por volta das 18h30, causou um grande congestionamento na rodovia Augusto Montenegro, esquina com a estrada do Bengui, que dá acesso ao bairro de mesmo nome. Segundo o representante da empresa Viação Princesa, que preferiu não se identificar, o caminhão estava aguardando sua vez para entrar na rodovia, porém avançou a preferencial do ônibus, que acabou colidindo com ele. Já o motorista do caminhão, Erivelton Ferreira, de 22 anos, disse o contrário. "Eu já havia entrado na pista. Foi quando o motorista do ônibus se afobou e me bateu", argumentou.

O caminhão ficou com a lateral, na parte do motorista, bastante amassada, mas Erivelton e outros dois passageiros não sofreram nenhum ferimento. Com o impacto, parte da carga de terças metálicas ficou espalhada na rodovia, o que exigiu cuidado por parte dos demais motoristas. Além disso, logo após o acidente, uma viatura da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) chegou ao local para organizar o trânsito.

O ônibus de placas JUJ-7794 fazia a linha Icoaraci Almirante Barroso e, segundo testemunhas, trafegava em alta velocidade. "Quando houve o acidente, os próprios passageiros reclamaram que o motorista já vinha correndo. Foi afobação", alegou Erivelton. O motorista não foi identificado.

Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa:Preso Suspeito de ter matado "Michelly Loura", no Conjunto Maguary

Pará,21/04/2011

Suspeito de matar Elizângela tenta justificar crime

O suspeito de assassinar Elizângela Michelly Beckman Vieira, a "Michelly Loura", morta aos 29 anos na madrugada do último dia 17, foi preso por policiais da Seccional de Icoaraci. Robson Chaves Nunes, 19 anos, conhecido como "Catita", confessou que matou a mulher asfixiada em uma briga depois de ter sido roubado por ela duas vezes. Ele já havia matado um primo a facadas quando ainda não havia atingido a maioridade. O corpo da vítima mais recente dele foi encontrado com vários sinais de violência, embaixo de uma ponte de madeira na Alameda 17 B, no conjunto habitacional Maguary, na manhã do domingo.

O diretor da Seccional de Icoaraci, Ocimar Nascimento, foi cumprir o mandado judicial de prisão contra Robson no município de Santo Antônio do Tauá, a 60 quilômetros de Belém. Era lá, na casa de da mãe adotiva e avó biológica, Djanira Corrêa Santos, que o suspeito estava escondido da polícia. Por volta das 13h, ele viu a viatura se aproximar, na rua Major Cornélio, no bairro Centro. Pediu um lanche para a mãe, se despediu e se entregou: "Eu já sabia que eles iam me prender".

"Catita" disse que "já se envolveu em coisa errada", mas estava "querendo se ajeitar". "Eu trabalho na construção civil e faço segundo ano (do ensino médio). Mas, parece que o demônio vem para atrapalhar a gente quando tudo está dando certo", lamentou ele, algemado na sala do delegado Ocimar. O acusado diz que Michelly era viciada em cocaína e havia roubado um celular três dias antes da briga que resultou no homicídio.

"Ela foi para minha casa com o namorado dela (um adolescente). E eu já tinha avisado que era para ela não ir. Quando eu voltei do bar, onde eu estava bebendo, vi ela saindo de casa de novo. Entrei e vi que ela tinha pegado meu dinheiro. Parti para cima dela, aí a gente caiu no chão. Eu dei uns socos e apertei o pescoço dela. Achei que ela só tinha desmaiado. Voltei para beber e só de manhã me contaram que ela tinha morrido", relatou Robson.

Ocimar diz que a vítima frequentava a casa de "Catita" para usar drogas e beber. "Eles se conheciam. Vamos ainda tomar o depoimento dele com detalhes para saber ao certo a motivação real desse crime", observou o delegado. Por enquanto, Robson ficará na carceragem da seccional até que haja uma vaga nas unidades da Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe).

O delegado informou ainda que outras três pessoas, amigos do acusado, foram detidas para averiguação e podem ser indiciadas, porque testemunharam o crime, mas não informaram sobre o ocorrido às autoridades. No momento, eles apenas prestaram esclarecimentos à polícia e foram liberados.
Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Belém-Pa: População espanca homem por suspeita de roubo no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci.

Pará,Quinta-Feira, 21/04/2011

Por volta de 1h30 da madrugada de hoje (20) um homem, de nome Paulo Alexandre, foi espancado por populares na Travessa Cristóvão Colombo, entre as ruas 4 e 5, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci.

A vítima foi socorrida no momento do espancamento por uma viatura de polícia que passava pelo local.

Segundo fontes policiais existem duas prováveis explicações para a reação da população. A primeira delas é que a vítima estaria, no momento, tentando roubar uma aparelhagem de som de um carro que estava estacionado na rua 5.

A segunda possível explicação para a reação dos populares é que a vítima seria acusada de praticar roubos com frequência no local e teria sido, também, reconhecida pela participação no homicídio de um homem , que aconteceu há cerca de dois anos na região.

Os populares agarraram o indivíduo e o agrediram com paus e tijolos.

A vítima foi atendida no local por uma viatura da SAMU e não quis ir à delegacia prestar queixa contra os agressores.
Fonte:DOL/Com informações da reportagem do Diário do Pará.
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144563-populacao-espanca-homem-por-suspeita-de-roubo.html

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tucuruí-Pa: Bares irregulares são fechados em operação conjunta das Polícias Civil e Militar

Pará,Quarta-Feira, 20/04/2011


A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (20) os resultados de uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar, em Tucuruí, sudeste do Estado, em que 28 bares foram fiscalizados. Dois deles foram fechados por irregularidades nas licenças de funcionamento.

A ação policial atendeu a determinação da Delegacia-Geral da Polícia Civil por meio da DPI (Diretoria de Polícia do Interior). Além dos bares irregulares, foram apreendidas duas armas brancas. Quatro adolescentes encontrados em situação de risco foram encaminhados às suas residências.

A operação foi comandada pela delegada Rosinara Abreu, da Seccional Urbana de Tucuruí. O delegado Carlos Magalhães Gomes, diretor da Seccional, foi responsável pela coordenação de toda a ação policial.
Bares irregulares são fechados em Tucuruí (Foto: ascom/Polícia Civil)
(Foto: ascom/Polícia Civil)
O trabalho conta com as parcerias da Polícia Militar, Companhia de Trânsito Municipal, DETRAN, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude. Durante a ação policial realizada nos últimos dias, a equipe percorreu vários bairros do município e fiscalizou bares, lojas de conveniência e estabelecimentos congêneres. Os bares fechados estavam com licenças vencidas e sem qualquer autorização para funcionar. A Companhia de Trânsito local apreendeu 19 veículos com documentação irregular. Alguns deles sem placas nem acessórios obrigatórios.

Fonte: DOL/assessoria da Polícia Civil
Foto: ascom/Polícia Civil
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144523-bares-irregulares-sao-fechados-em-tucurui.html

Castanhal-Pa: Foragido de Belém é preso em flagrante por tráfico de drogas.

Pará,20/04/11
Permanece preso na Superintendência Regional de Castanhal, Edimilson dos Santos Silva, conhecido por “Maradona”. Ele foi preso em flagrante, no último dia 14, com 59 petecas de pasta de cocaína. A droga estava na casa onde reside o acusado no bairro Santa Lídia, em Castanhal, nordeste paraense.
Edimilson Silva
   Edimilson Silva     (Foto:Polícia Civil)       
Edimilson é foragido da Justiça de Belém, onde tem mandado de prisão preventiva decretado sob acusação dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, no bairro da Sacramenta, no ano passado. A prisão dele foi realizada pelos policiais civis Mateus, Carlos Alberto e Rui Guilherme. Conforme os policiais, havia denúncias feitas ao fone 181 (Disque-Denúncia) de que o acusado praticava venda de drogas na área.
Os agentes foram até a casa indicada e ali flagraram o acusado com a cocaína. As petecas estavam em uma sacola plástica escondida atrás de um móvel no quarto, onde o preso dormia. Ele foi apresentado ao delegado José Casemiro Beltrão da Silva Júnior para a lavratura do flagrante por tráfico de entorpecentes.
Fonte:Polícia Civil do Estado do Pará
Foto:Polícia Civil
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/4208

São Miguel do Guamá-Pa:Policiais civis e militares prendem homicida

Pará,20/04/11
Polícia Civil do Estado do Pará


Operação policial conjunta entre policiais civis e militares levaram à prisão em flagrante de Roberto Santos Conceição, 21 anos, conhecido por “Robertinho”, acusado da autoria de homicídio. A prisão dele foi realizada no bairro da Jaderlândia, periferia da cidade. Ele é acusado de matar a tiros José Irinaldo da Silva Rocha. O crime teve características de acerto de contas, já que a vítima tinha envolvimento em roubos no município e o acusado era parceiro de crimes. Conforme o investigador Miguel das Neves, Rocha, no momento da prisão, estava armado com uma carabina calibre ponto 30.
"Robertinho"
"Robertinho"
Ele ainda chegou a ser perseguido pela equipe policial por várias ruas até ser preso. Roberto estava na condição de foragido da Justiça de Paragominas, por ter fugido do Presídio Regional, onde onde cumpria pena pelos crimes de tentativa de homicídio e roubos. Ao todo, ele tem 12 passagens pela Polícia. “Desde a infância, ele vinha praticando delitos em São Miguel do Guamá, onde já responde a vários procedimentos policiais. Atualmente, ele está indiciado em dois inquéritos por roubo”, explica o policial civil. Agora, o acusado está novamente recolhido à disposição da Justiça.
  
Fonte:Polícia Civil do Estado do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/4203

Bom Jesus do Tocantins-Pa:Policiais investigam tentativa de assalto ao banco do Brasil.

Pará,20/04/11
Polícia Civil do Estado do Pará
Por volta de 2h30 da madrugada desta quarta-feira, dia 20, uma quadrilha de aproximadamente sete homens invadiu a agência do Banco do Brasil, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Pará, a 600 quilômetros da capital. Após fazer quatro reféns, entre os quais o vigilante do banco, eles tentaram arrombar o cofre usando explosivos, porém acabaram destruindo o prédio, sem levar aparentemente qualquer valor. As Polícias Civil e Militar local e de municípios próximos, e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), já estão na região para apurar o fato. De acordo com informações prestadas por testemunhas, o bando chegou ao município em uma caminhonete L200 Triton, de cor escura e vidros peliculados.

Em seguida, os criminosos passaram a fazer disparos para o alto como forma de intimidar policiais civis e militares que estavam de plantão, respectivamente, na Delegacia e no quartel locais. Depois, a quadrilha se dividiu em quatro grupos. Dois criminosos ficaram na esqaina da rua onde ficam os prédios policiais, enquanto que outros dois ficaram na entrada da rua do banco, a dois quarteirões de distância da Delegacia e do quartel.

Outro grupo fez, inicialmente, três pessoas reféns, sendo dois homens e uma menina, que estavam em uma casa em frente ao banco. Em seguida, renderam o vigilante da agência e passaram a atirar em direção à fachada do prédio. Os bandidos portavam armas de grosso calibre, semelhantes a fuzis, e de pequeno porte. Ainda, segundo os relatos, eles usavam capuzes escuros. Depois de invadir a agência, eles instalaram explosivos no cofre, mas, ainda segundo as testemunhas, a explosão destruiu parte do banco. Os escombros emcobriram o cofre. Com isso, a quadrilha saiu em fuga, levando apenas o vigilante como refém. Ele foi abandonado, em um ramal, conhecido como estrada do Cacoal, na entrada do município. Peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves estão no município para periciar o prédio. As buscas aos criminosos continuam.

Fonte:Polícia Civil do Estado do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/4202
free counters