Translate

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Belém:Cidade Velha abandonada

Pará, 14/04/2011

Moradores das ruas dr. malcher e dr. assis reclamam do descaso do poder público em relação à coleta de lixo

Reduto da fundação de Belém, o bairro da Cidade Velha mostra sinais de abandono por parte do poder público com relação à coleta de lixo em duas de suas principais vias: as ruas Dr. Malcher e Dr. Assis. Moradores dessas áreas reclamam do acúmulo de lixo domiciliar e entulho nessas vias, atraindo ratos, como ocorre no trecho da Dr. Malcher com a Félix Roque, nos fundos da Catedral Metropolitana de Belém. Ali, moradores relataram ontem que, com as chuvas fortes, roedores correm do lixo para frente de suas casas. A Prefeitura de Belém pretende regularizar a coleta de lixo no bairro.

Na esquina da Dr. Malcher com a Félix Roque, moradores relataram ontem que já pensam em encaminhar um abaixo-assinado à Prefeitura de Belém, pedindo providências contra uma espécie de depósito a céu aberto em uma das calçadas, em que se acumulam lixo domiciliar e entulho.

"A toda hora, jogam lixo aqui nessa esquina, e na outra calçada, tem um bueiro aberto", afirmou a comerciante Gilcely Costa, 35, mãe de dois filhos e que mora naquele perímetro do bairro há cinco anos.

"Eles [carrinheiros] só levam o que está ensacado", afirmou Clívia Nery, 84, que mora na Dr. Malcher há 17 anos. "Estava até pensando em pagar um homem para levar o material, mas há muito lixo e entulho. Aí ficaria muito caro."

Segundo as moradoras, a avenida Tamandaré precisa de melhoria na coleta de lixo e entulho. Na rua Dr. Assis, há dois pontos de lixo acumulado, forçando as pessoas a desviarem dos monturos por meio da pista de veículos. Ontem à tarde, na esquina da Dr. Malcher com a travessa Capitão Pedro Albuquerque, mais conhecida como Cintra, havia um entulho que cobria toda a passagem de pedestres na calçada. Ali perto, também havia uma estante de madeira por cima do monturo.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a coleta de lixo domiciliar em Belém é regular, e está a cargo de uma empresa responsável pelos serviços nas ruas Djalma Dutra, entre Curuçá e Senador Lemos, no Telégrafo, e nas ruas Dr. Malcher e Dr. Assis, na Cidade Velha.

A Sesan vai acionar a empresa para saber a razão pela qual esses resíduos não foram coletados, e determinar a coleta imediata do material. A descarga clandestina do entulho em vias públicas por carrinheiros é um dos principais problemas enfrentados pela Secretaria, para a manutenção dos espaços nos bairros de Belém. Informações e reclamações sobre a coleta de lixo podem ser encaminhadas pelo telefone 0800-095-3560.
Amazônia Jornal on line
Todos os direitos reservados
link: http//www.orm.com.br/

Nenhum comentário:

free counters