Translate

domingo, 24 de abril de 2011

Belém-Pa: 90% dos homicídios estariam ligados às drogas

Pará,Domingo, 24/04/2011, 03h27
O Pará está na principal rota do tráfico que começa com os principais produtores da cocaína do globo, que são a Bolívia, Peru e a Colômbia. A droga entra no Brasil pelas fronteiras do Estado do Amazonas. A cidade de Tabatinga (AM) é a principal porta. De lá ela segue de barco ou avião até o Pará. Santarém é uma das principais portas de entrada no Estado.

“Esses países produzem 75% da cocaína e ela entra pelas nossas fronteiras, seja de barco ou avião”, explica o diretor da Divisão de Repressão ao Entorpecente (DRE), o delegado Hennison Jacob Azevedo.

CRIMES

Além de desafio à saúde pública, a manutenção da rota da cocaína no Pará pode estar levando a graves consequências para a segurança pública do Estado.

Segundo dados da Polícia Civil, em 2011, tivemos registrados, nos dois primeiros meses, 459 homicídios no Pará. Do total, 309 no interior e 150 na Região Metropolitana de Belém. Em janeiro, houve na RMB, 81 homicídios e no interior 164. Apenas em janeiro, portanto, 245 homicídios. Já em fevereiro, foram na RMB 69 homicídios e no interior 145. Um total de 214 homicídios em fevereiro.

Na Região Metropolitana de Belém, além das Seccionais e Delegacias, a Polícia Civil conta com a Divisão de Homicídios, que acompanha as investigações de homicídios e dá suporte às unidades policiais. Estima-se que em torno de 90% dos homicídios registrados pela DH têm características de acerto de contas, geralmente, motivados por dívidas do tráfico de drogas.
Fonte:Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-131539-90+PORCENTO+DOS+HOMICIDIOS+ESTARIAM+LIGADOS+AS+DROGAS.html

Nenhum comentário:

free counters