Translate

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Belém-Pa:Reintegração de posse de área da Cohab expulsa 50 Famílias no distrito de Icoaraci

Pará, 28/04/2011.
Reintegração de posse de área da Cohab desocupada há 50 anos deixou sem-teto na rua. Vizinhança os acolheu.

Pelo menos 50 famílias estão desabrigadas no distrito de Icoaraci, em Belém, desde a manhã de ontem. O motivo foi uma reintegração de posse, por volta das 9h30, de um terreno situado na rua 15 de Agosto (também conhecida como 3ª Rua), entre as travessas do Cruzeiro e Pimenta Bueno, no bairro do Cruzeiro. O local, desocupado há cerca de 50 anos, segundo os desabrigados, pertence à Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), conforme título de posse registrado no 4º Ofício de Notas. Apesar disso, esta não foi a primeira vez que as famílias tentaram ocupar a área e são expulsos.

"Em 19 de abril de 2003 houve a primeira ocupação do local. Na época, ao percebemos que o terreno não estava sendo aproveitado para nada, parte da população do distrito que não tinha casa própria se reuniu para ocupar o lugar e construir suas residências. Eram 68 famílias, que depois de serem desalojadas tiveram de voltar para casa de amigos e parentes mais próximos onde moravam antes", explicou Rosa Souza, de 46 anos, que estava entre os ocupantes.

Já as famílias desabrigadas de ontem improvisaram um barracão ao lado do terreno, cuja entrada é por um buraco feito na parede. Além disso, com a chuva forte de ontem à noite, muitas pessoas, principalmente crianças, idosos e mulheres grávidas, tiveram de procurar outro lugar para se abrigar, contando com a hospitalidade e a generosidade de moradores das imediações.

Segundo Shirlena Gomes, de 43 anos, membro da Associação de Mulheres de Icoaraci, a grande maioria dos desabrigados não tem para aonde ir, nem onde ficar. "Ocupamos este terreno na última sexta-feira, dia 22, o qual roçamos, limpamos e montamos nossas barracas. Isso é ruim? Este lugar é considerado zona vermelha pela polícia, onde já foram encontradas ossadas humanas e animais peçonhentos, principalmente cobras. Se for pesquisar sobre esta área vai descobrir que aqui deveria estar funcionando uma escola, mas não é isso que se vê por aqui", denunciou.

O terreno mede 43,35 metros de frente e de fundo e outros 104,85 metros nas laterais, conforme descrito na cópia do título que ocupantes têm. Hoje, a partir das 9 horas, uma reunião com representantes da Cohab está marcada com os sem-teto para saber quais providências serão tomadas em relação à moradia deles. "Esperamos que nossa situação seja resolvida logo, pois infelizmente nem todos tem parentes morando aqui em Icoaraci para dar algum suporte e por isso vão continuar morando na rua", desabafou Rosa.

Fonte:Amazônia Jornal on line
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.orm.com.br/amazonia/

Nenhum comentário:

free counters