Translate

terça-feira, 19 de abril de 2011

Belém-Pa: Água boa e potável sai de graça no Bairro do Marco

Pará,Terça-Feira, 19/04/2011
Moradores repetem a cena há 9 meses garrafões enfileirados e água boa.

Água boa e potável sai de graça no Marco (Foto: Wagner Almeida)
(Foto: Wagner Almeida)

A falta de acesso à água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Belém, mesmo com o fornecimento regularizado, moradores do bairro do Marco fazem fila para abastecer garrafões com a água de uma fonte natural.
Segundo eles, o local fornece água de boa qualidade durante 24 horas. No imóvel onde funciona uma Organização Não Governamental, localizado na travessa Mariz e Barros, próximo à avenida João Paulo II, o encanamento jorra diariamente água em abundância e os moradores aguardam a vez para abastecer os reservatórios no que parece ser uma fonte natural e uma alternativa de acesso à água potável.
“São mais de 20 litros de água por semana que levo daqui. Como a água fornecida pela Companhia de Abastecimento não serve para beber, temos que fazer isso. Além de ser gratuita, a água é de boa qualidade, não tem gosto e nem sabor, todos em casa consomem e nunca tiveram problemas”, dizia o carpinteiro Vital Soares, enquanto esperava encher uma das suas 21 garrafas. Vital caminha quase um quilômetro para levar água aos seus dois filhos e esposa.
Como ele, a dona de casa Simone Nazaré acorda cedo todas as manhãs para levar cerca de 40 litros e garantir suas atividades diárias. “Acredito que seja água mineral. Com ela faço comida, uso para beber e escovar os dentes”.
NOVE MESES
Segundo Pedro Paulo Iwabuchi, diretor da ONG Global Damo Bank (em português ‘Banco Global da Gratidão’), antes de adquirir a residência, a distribuição de água de forma gratuita já era feita. “Adquirimos a residência há nove meses e, como o bairro é de pessoas de baixo poder aquisitivo, apenas continuamos a fornecer a água”.
Ainda segundo ele, a fonte de água localizada aos fundos do imóvel precisa ser corrente e a forte pressão exercida pelo volume, que sai naturalmente, impede qualquer tipo de obstrução, por isso água fica à disposição dos moradores.
“Acreditamos que essa simples iniciativa possa contribuir de alguma forma para a saúde da população”, conclui Iwabuchi.
Fonte:Diário do Pará
Foto: Wagner Almeida
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144224-Agua-boa-e-potavel-sai-de-graca-no-marco.html

Nenhum comentário:

free counters