Translate

sábado, 23 de abril de 2011

Castanhal-Pa: Revolta marca velório do cabo da PM assassinado

Pará,Sábado, 23/04/2011
Revolta, indignação e muita tristeza marcaram os momentos de despedida do cabo Ronielson Furtado de Andrade, 37 anos, assassinado na quarta-feira (20), em Castanhal, nordeste do estado.

Ronielson estava na polícia militar há 17 anos e atualmente fazia parte da guarnição de Rádio Patrulhamento do 5º BPM no município. Segundo informações repassadas por testemunhas, o crime ocorreu às 18h30, quando o PM estava na avenida Magalhães Barata, em frente à loja Esplanada, no centro da cidade. Ele desceu da sua motocicleta, uma Brós vermelha, deixou o capacete sobre o retrovisor, a chave no contato do veículo e estava parado falando ao celular quando foi surpreendido pelo criminoso que efetuou quatro disparos. Um deles teria atingido o braço do policial. O ferimento, que não causou sangramento externo e que era aparentemente tratável, fez grandes estragos, pois o projétil ficou alojado e pode ter alcançado a veia aorta provocando hemorragia interna.

O cabo foi socorrido por colegas da guarnição RP e chegou a ser encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Os médicos tentaram estabilizar a situação para encaminhá-lo ao Metropolitano, em Ananindeua, mas os batimentos cardíacos foram diminuindo drasticamente. Pouco tempo depois, o policial morreu.

Ainda segundo as informações de testemunhas, o assassino estava na companhia de um comparsa que teria permanecido numa motocicleta que ficou estacionada do outro lado da BR-316, nas proximidades do prédio do Fórum. O criminoso se aproximou de “cara limpa”, sem máscara ou capacete e efetuou os tiros. Depois tomou rumo desconhecido com o apoio do comparsa que o aguardava.

Na quinta-feira (21) após a realização do exame de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves o corpo foi liberado e encaminhado ao “Beta Zero”, quartel da avenida Barão do Rio Branco, no centro, onde parte do velório aconteceu.

Parentes, amigos e comandantes da PM em Castanhal deram o adeus ao companheiro.

SEPULTAMENTO

Com o consentimento da família do cabo, o corpo permaneceu na cidade até as 16h antes de ser encaminhado para a comunidade de Itajuba, no município de Curuçá, onde ocorreu o sepultamento.

Por lá, a mãe e os 3 filhos do policial ainda o aguardavam para prestar suas homenagens. Viaturas do comando e vários amigos acompanharam o traslado.

O tenente coronel Elder Ribeiro, comandante do 5º BPM, participou das homenagens de despedida do Cabo Ronielson. Ele falou com orgulho da dedicação do policial com a sua corporação. “Pra nós fica um grande exemplo de vida, um grande exemplo de ser humano, que dentro da sua humildade, pois isso era muito transparente nele, viveu a polícia como se fosse a sua vida, a sua família, na defesa da sociedade, na defesa da sua instituição”.

Conhecido por encarar sua função com firmeza, sem perder o bom humor, o cabo era bastante querido pelos colegas da corporação. O comandante lembrou que a humildade dele estava em primeiro lugar.
“As nossas dificuldades materiais não pesavam pra ele. O que pesava era o cumprimento da missão. Ele era feliz, era um excelente policial militar, cumpridor do seu dever e o chamado ‘linha de frente’”.

Sobre as investigações quanto ao crime, o comandante lembrou que a PM está agindo com cautela e espera prender o assassino. “Fica o pesar, a tristeza. A gente não vai descansar enquanto não tentar colocar atrás das grades quem fez esse mal pra sociedade como um todo, pois essa perda, de coração, não é da Polícia Militar do Estado, é uma perda de todos nós, cidadãos de bem”.

DENÚNCIAS

Quem souber de qualquer informação que possa ajudar nas investigações pode entrar em contato pelos números do Ciop Castanhal: 190 ou 193 / (91) 3721-3000 / 8398-2040 / 8844-4011.


Fonte:Divânia Batista/ Correspondente do Diário do Pará
TODOS DIREITOS RESERVADOS.
http://www.diarioonline.com.br/noticia-144871-revolta-marca-velorio-de-pm-assassinado.html

Nenhum comentário:

free counters